Officers of the UAE and Lebanese armed forces with a SA330 Puma helicopter granted by the UAE to Lebanon. - Image Credit: WAM - Via GulfNews

Força Aérea do Líbano recebe quatro IAR-330 Puma

A Força Aérea Libanesa (FAL) recebeu no dia 21 de abril último os quatro primeiros exemplares do IAR-330 Puma (versão fabricada sob-licença pela Romênia do Aérospatiale SA.330 Puma). Até o final deste ano o Líbano deve receber os seis exemplares restantes.

Todos os exemplares são usados e fazem parte de uma doação dos Emirados Árabes Unidos (EAU), que entregou os helicópteros totalmente modernizados e revitalizados.

A FAL deverá reativar na Base Aérea de Beirute o 9º Esquadrão, que entre 1980 e 1990 operou com 12 novos IAR-330. Por causa da Guerra Civil, apenas três exemplares sobreviveram até os dias de hoje (dois se acidentaram e outros seis foram destruídos), entretanto desde 1991 estão estocados na Base Aérea de Rayak.

Os Puma, que ainda não ostentam as novas matrículas e insígnias da FAL, são equipados com modernos sistemas de navegação, comunicação, piloto automático e GPS. Os helicópteros foram transladados em voo, por tripulações da FAL e dos Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Revista Asas