O órgão francês DGA (Direction Générale pour l’Armement) encomendou oito aeronaves de transporte CASA CN-235 por US$305 milhões como uma medida provisória até a chegada das aeronaves de transporte militar A400M, conforme informado pelo escritório da DGA.
“Alinhado com a decisão do Ministério da Defesa feita no final de 2009 do comitê ministerial de investimentos, a DGA encomendou as oito aeronaves de transporte leve CASA CN-235,” informou a DGA num comunicado oficial. O contrato, assinado no dia 25 de março, inclui apoio logístico inicial da EADS CASA, com as entregas para a Força Aérea da França previstas entre 2011 e 2013.
As oito novas aeronaves serão incorporadas com as 19 aeronaves CN-235 em operação e permitirá que as missões seja melhoresdistribuídas juntamente com as aeronaves C-160 Transall, C-130 Hercules e os CASA CN-235 voados pela Força Aérea Francesa.
O chefe da DGA Laurent Collet-Billion disse aos parlamentares no dia 24 que a presente frota de aeronaves de transporte atende apenas cerca de 25% das missões de carga definidas pela defesa e pela segurança nacional. Algumas aeronaves tem mais de 40 anos e tem um custo alto de manutenção.
Uma das maiores preocuoações da Força Aérea é a dificuldade em manter o treinamento dos pilotos e as horas de voo com a atual frota.
As aeronaves bimotoras CASA CN-235 efetuam transporte de suprimentos logísticos e lançamentos de paraquedistas. A aeronave possui uma autonomia de 3.500 km e pode transportar até 5 toneladas de carga ou 40 passageiros.
A primeira entrega de uma aeronave Airbus A400M na configuração de carga básica está prevista para 2013, com a esperada entrada em operação no ano seguinte.
Fonte: DefenseNews – Tradução: Cavok
1 Comentários
Resta-me uma dúvida, esse transporte militar A400M não é cópia do An-70, ou eu estou enganado?