https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg59EM14Dfwzrpvp1gTOcCT6bZVfQZMlF9wgbxTizgxCO4rMsnJGcplS_rtSvrOO26y8GiWqXz5SElJjCHCb-tuarb7nRJ5KFQysfEQ6jbcmlnso6UUS9dlu_qd5SMnvFvnbRuo_ZfmT_kM/s400/F-14A+Tomcat2.jpg
Irã afirma ter radares de bordo de nova geração para seus F-14

Um comandante da Força Aérea do Irã (FAI) declarou que os seus militares tem trabalhado nos últimos anos na modernização e aperfeiçoamento de diversos sistemas de bordo instalados em sua diversificada frota, incluindo um dos seus mais sofisticados caças, o Grumman F-14 Tomcat, que agora conta com um novo radar.

“De fato, pode-se dizer que a maioria dos aviões têm os projetos de gerações antigas, entretanto todos os seus componentes, incluindo os sistemas e peças, estão sendo otimizados e atualizados em uma base contínua e regular”, declarou o tenente-coronel Aziz Nasirzadeh.

Nasirzadeh ressaltou que os radares que hoje equipam os F-14 Tomcat são de nova geração, mais modernos e eficazes. Todo o novo sistema foi desenvolvido por técnicos iranianos, permitindo melhor assistência técnica e, principalmente, total independência externa.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi_rgq6TcI8WbV-VYpHzVFevCxeQPFyaA_KQ1BjnLB0admY4TSbk8Kr7D0DnJMidQ_X9cv6iu10D7rbV9XZZY5vGUNLt7Kz9ydBVUOC9x1FvIMzTB17mHHEZ3jTSKKKMIGiDOuADgXcQiN/s400/F-14A+Tomcat.jpg

“Nós podemos continuar modernizando o radar sempre que necessário. A mão de obra é nossa. Por outro lado também inserimos uma série de modificações nas turbinas dos F-14, com componentes produzidos localmente. O que temos agora são caças modernos”, explicou Nasirzadeh.

Fonte: ASAS