Muitas vezes você vê este sinal em Laos. Ele indica que há uma bomba que pode explodir ou que minas foram encontradas. UXO LAO é a agência antibomba do Laos
Enquanto faz um tempo pensava-se que dita tarefa tomaria meio século, o apoio do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD) agiliza a limpeza das terras cultiváveis atualmente desaproveitadas.
Dirk Wagener, representante do PNUD, destacou a execução de sete projetos para acabar com um problema que matou a umas 300 pessoas ao ano durante a passada década.
Além das mortes e feridas, o perigo das minas e bombas sem explodir freia a aplicação de outros planos de desenvolvimento agrícola, turístico, educativo e de infra-estrutura vial.
O governo de Laos tem claro que para cumprir seus Objetivos do Milênio antes de 2020 deve erradicar esta situação, que afeta a um quarto das populações deste país indochinês.
A aviação estadunidense lançou entre 1964 e 1973 dois milhões de toneladas de bombas, ou seja, 280 milhões de projéteis, dos quais se estima que 87 milhões permanecem sem explodir.
Fonte: Prensa Latina - Foto: Tristan Savatier - Noticias Sobre Aviação
0 Comentários