Laos demorará 16 anos para limpar todo seu território de bombas sem explodir lançadas durante a Guerra do Vietnã, estimaram hoje especialistas das Nações Unidas.

Muitas vezes você vê este sinal em Laos. Ele indica que há uma bomba que pode explodir ou que minas foram encontradas. UXO LAO é a agência antibomba do Laos

Enquanto faz um tempo pensava-se que dita tarefa tomaria meio século, o apoio do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD) agiliza a limpeza das terras cultiváveis atualmente desaproveitadas.

Dirk Wagener, representante do PNUD, destacou a execução de sete projetos para acabar com um problema que matou a umas 300 pessoas ao ano durante a passada década.

Além das mortes e feridas, o perigo das minas e bombas sem explodir freia a aplicação de outros planos de desenvolvimento agrícola, turístico, educativo e de infra-estrutura vial.

O governo de Laos tem claro que para cumprir seus Objetivos do Milênio antes de 2020 deve erradicar esta situação, que afeta a um quarto das populações deste país indochinês.

A aviação estadunidense lançou entre 1964 e 1973 dois milhões de toneladas de bombas, ou seja, 280 milhões de projéteis, dos quais se estima que 87 milhões permanecem sem explodir.

Fonte: Prensa Latina - Foto: Tristan Savatier - Noticias Sobre Aviação