Porta-Aviões Russo Classe Kuznetsov


DESCRIÇÃO
A Rússia, desde a época da União Soviética, carecia de um navio aeródromo que fosse capaz de operar aviões de alto desempenho. O porta aviões Kiev, era equipado, apenas com aeronaves VSTOL Yak-38 Forger e helicópteros Kamov KA-25 Hormone e KA-27 Hellix. A capacidade de defender o navio ou uma esquadra era inexpressivo, principalmente, se considerarmos um combate contra um grupo de batalha norte americano, onde os caças usados eram os Grumman F-14 Tomcat, apoiados por aeronaves Vought A-7 Corsair ll e posteriormente, Mc Donnell Douglas F-18 A Hornet. Com isso, a marinha soviética encomendou ao estaleiro Nikolayev South, para que construísse um novo porta aviões de maior deslocamento para poder operar um novo caça naval que seria escolhido entre o Mig-29 K e o Su-33 Sea Flanker. Esse novo projeto era conhecido como projeto 1143.5 ou classe Orel e foi, posteriormente batizado de Classe Kuznetsov. O navio foi lançado em 1985 e um segundo navio desta classe, o Varyag, teve sua construção iniciada, e em 1988 foi lançado, mas nunca foi comissionado ficando parado no porto por falta de verbas para terminar sua finalização, já que a quebra do sistema econômico da União Soviética acabou afetando todos os programas militares do país. Assim em 2001, uma empresa chinesa se interessou em comprar o navio, sendo que a venda foi efetuada com uma clasusula no contrato, onde os chineses se comprometeriam em não usar o navio para fins militares. Provavelmente os chineses usarão este navio para consegui know how para construção de um porta aviões, no futuro.

Acima: Deste angulo frontal, pode-se ver a rampa de lançamento dos caças embarcados no Kuznetsov, que diferentemente dos super porta aviões norte americanos, não usa catapultas para lançar seus aviões.

Uma característica interessante do Kuznetsov, é que, diferentemente dos superporta aviões americanos, ele é extremamente bem armado. Na verdade, este navio, é mais bem armado que muitas fragatas ou mesmo destróieres ocidentais. O armamento do Kuznetsov é composto por 12 potentes mísseis de cruzeiro antinavio P-700 Granit, conhecido pela OTAN como SS-N-19 Shipwreck.

Este míssil tem um alcance de 550 km, voando contra um navio, a uma velocidade de 2650 km/h e transportando uma grande ogiva que pode ser nuclear com 500 Kt; HE (alto explosivo) de 750 kg, ou uma ogiva termobárica de explosão combustive-ar, extremamente potente. Esta ultima ogiva, quando em uso, lança uma nuvem de combustível na forma de aérosol, que tem sua combustão iniciada com um detonador, que provoca uma potente explosão, que se expande rapidamente por toda área. Esse tipo de ogiva é a que tem maior poder de destruição, entre as convencionais. Para defesa antiaérea é usado um sistema de lançamento vertical Klinok com 24 tubos lançadores e 192 mísseis SA-N-9 Gauntlet. Este míssil, tem um alcance de 45 km e é eficiente contra alvos voando até uma altitude de 6000 metros. A precisão deste míssil é impressionante, com um índice de 95% de acerto contra aeronaves. Como no super cruzador de batalha Kirov, já descrito no campo de batalha naval, o Kuznetsov é armado com 8 sistemas Kashstan, que é composto por dois lançadores de míssil SA-N-11 Grisom com alcance de 8 km e 2 canhões GSH- 30K de 6 canos rotativos de 30 mm, cada, e que são usados contra mísseis a caminho do navio e outros projéteis de precisão que sejam lançados contra o Kusnetsov. Esses canhões atingem uma cadência de tiro da ordem de 1000 tiros por minuto e alcancem 1,5 km. Para guerra anti-submarina, é usado o sistema de foguetes anti-submarinos Udav-1, com 60 foguetes. Esse sistema é capaz de destruir torpedos que sejam lançados contra o navio e submarinos.
.


Acima:
O tamanho do Kuznetsov impressiona. Ele é o maio porta aviões do mundo fora os dos Estados Unidos. Certamente, que seu tamanho é um pré requisito para se operar o enorme caça Su-33 Sea Flanker, um dos maiores caças embarcados da atualidade.

A aviação embarcada é um outro destaque deste poderoso navio de guerra. O navio opera, em tempos de paz, 12 caças Sukhoi Su-33 Sea Flankers, derivado naval do super caça Su-27 Flanker. Junto com os Su-33, operam 5 Sukhoi Su-25 UTG Frogfoot que é uma versão navalisada de um avião de treinamento e ataque, da força aérea. Além dessas aeronaves de asas fixas, o Kuznetsov transporta 18 helicópteros anti-submarino (ASW) kamov Ka-27 PLO Helix, que permitem uma ampla capacidade de ataque e defesa na guerra anti-submarina. Mais 2 outros helicópteros Kamov Ka-27 S para missões de busca e salvamento (SAR) são transportados, completando a ala aérea do Kuznetsov. Em tempos de guerra, o numero de Su-33 pode ser aumentado para 20 unidades. m dado importantequen devemos notar é que os aviões de asa fixa, são operados através do uso de uma rampa no convés do navio, diferentemente dos porta aviões ocidentais que usam o sistema de catapultagem para lançar seus aviões. Esses sistema de rampa, impossibilita que os aviões decolem com carga máxima do navio.

Acima: Um desenho em 3 dimensões do Sukhoi Su-33 Sea Flanker usado no Kuznetsov.
Abaixo: Um Su-33 Sea Flanker se aproxima para aterrissar na pista de pouso do Kuznetsov.


Todo este poder de fogo proporcionado pela ala aérea e pelas armas transportadas pelo Kuznetsov, não seriam suficientes para manter o navio em atividade, se não fossem os sistemas eletrônicos avançados instalados no navio. O principal radar de busca aérea e de superfície é o radar de longo alcance 3D MR-710 Fregat-MA/Top Plate, capaz de detectar um alvo aéreo a 370 km e rastrear até 48 alvos simultaneamente. Outros 2 radares MR320 Topaz/Strut Pair 2D, fazem busca em apoio ao Top Plate. Para navegação são usados 3 radares Palm Frond, um dos radares mais usados na marinha russa para esse fim. Para controle de fogo dos mísseis SA-N-9 são usados 4 radares MR-360 Podcat/"Cross Sword". Para detecção de submarinos, está montado no casco do Kuznetsov um sonar MGK-345 Bronza com um alcance que pode chegar a 30 km. Uma suite de sonar Zvezda-2, também complementa a capacidade de detecção de submarinos. A propulsão do Kuznetsov é convencional e é feita por 8 caldeiras e 4 turbinas a vapor, que produzem 50000 Hp de força, cada. Essas turbinas movimentam os 4 eixos das hélices que impulsionam este porta aviões a uma velocidade de 30 nós (56 km/h). O alcance do Kuznetsov está em 7700 km, em velocidade máxima, o que pode ser considerado pouco. Em velocidade de cruzeiro a 22 nós (40 km/h), o Kuznetsov alcança 17000 km. O kuznetsov é o maior porta aviões não americano do mundo e sem dúvida alguma, um dos mais poderosos navios da Rússia, se considerarmos o poder de fogo de seus caças somados.


Acima: Neste desenho em 2 dimensões podemos visualisar as formas do Kuznetsov. Sua planta se parece bastante, com a encontrada nos porta aviões norte americanos.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 302.3m
Calado: 9,87m
Boca: 35,4 m
Deslocamento: 66600 toneladas
Propulsão: Convencional com 8 caldeiras, 4 turbinas 4X 50000 Hp e 4 helices.
Velocidade máxima: 30 nós (56km/h )
Autonomia: 17000 km em velocidade de 22 nós (40 km/h)
Sensores: Busca aérea e de superfície: MR-710 Fregat-MA/Top Plate com 370 km de alcance, 2 Topaz/Strut Pair 2D, Navegação: 3 Palm Frond, Controle de tiro: 4X MR-360 Podcat (SA-N-9), 6X MR-123 Bass Tilt (Para os sistema Kashstan.

Armamento: Mísseis anti navio (SSM): 12 mísseis P-700 Granit/ SS-N-19 Shipwreck, Mísseis anti-aéreos: 24 lançadores verticais SA-N-9 Gauntlet, Canhões anti-aéreos (CIWS): 8 sistemas kashtan composto por 2 canhões de 6 canos rotativos de 30 mm e 8 lançadores de mísseis SA-N-11 Grison, Anti-submarino: 2 lançadores de 10 tubos lançadores de foguetes com torpedos integrados Udav-1.

Aeronaves: 12 caças multifuncionais Sukhoi Su-33 Sea Flanker; 5 Aviões de treinamento e ataque Sukhoi Su-25 UTG; 18 helicópteros anti-submarinos Kamov Ka-27 PLO Helix e 2 helicópteros Kamov Ka-27S, Helix de busca e salvamento.






Fonte: Campo de Batalha Naval