Autoridades suecas tem insistido para Romênia abandonar o plano de adquirir caças F-16 de segunda-mão dos Estados Unidos e querem que ao invés disso comprem os caças Gripen fabricados pela Saab, da Suécia.
No mês passado, a Romênia oficialmente disse que iria propor ao Parlamento a aquisição de caças F-16 usados, e a medida foi criticada pela falta de debate público e transparência.
Detalhes do acordo proposto não foram divulgados, mas a imprensa romena disse que o governo pagaria cerca de 1 bilhão de Euros (US$1,3 bilhão) por 24 caças F-16 de segunda-mão. Autoridades citaram razões financeiras para escolher os F-16 para modernizar as forças armadas da Romênia.
Nessa quinta-feira, dia 15, o representante oficial do governo sueco Jerry Lindbergh disse na Romênia que o país poderia comprar 24 novos caças Gripen pelo mesmo valor. Ele disse que a aquisição de caças Gripen poderiam ser pagos em 15 anos, com baixas taxas de juros, proposta semelhante a feita pela Gripen para Bulgária nessa quarta-feira, dia 14.
Mats Aberg, Embaixador da Suécia na Romênia, disse que o país é livre para escolher as aeronaves que quiser, mas ele insiste que deva existir transparência nos acordos da competição. Ele disse que os caças Gripen são menores do que os F-16, e então a Romênia não precisaria adaptar suas pistas para usá-los.
“Nós oficialmente nos oferecemos ir ao Parlamento para dar a eles essa informação,” disse Aberg.
O governo da Romênia não quis comentar as duas ofertas, e não se sabe quando o Parlamento irá debater ou votar tal questão.
Fonte: Business Week – Tradução: Cavok
0 Comentários