http://sitelife.aviationweek.com/ver1.0/Content/images/store/3/2/63b603f5-85fe-4138-82d8-dca5a62c7e3c.Large.jpg

Uma aterrisagem de emergência de um helicóptero MI-8 contratado pela Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) golpeou de morte a um civil afegão na província sul oriental de Paktya (em destaque no mapa do Afeganistão), informaram hoje fontes oficiais.

Segundo porta-vozes da ISAF, comandada pela OTAN, o acontecimento ocorreu neste domingo (30) no distrito de Jaji, e informaram que um civil perdeu a vida ao ser golpeado pelos restos do aparelho e que os três membros da tripulação do helicóptero tiveram ferimentos leves.

No entanto, um porta voz dos insurgentes afegãos, Zabiullah Mujahid, afirmou à agência de notícias AIP que o helicóptero foi derrubado por fogo de metralhadora na zona de Sakandarkhel, da província de Paktya, e que morreram 17 pessoas que iam a bordo.

Também, assegurou que os rebeldes derrubaram também ontem um helicóptero Chinook das ISAF na zona de Howz Madad, do distrito de Zahri, na conflitiva província sul de Kandahar.

Nos últimos meses incrementou-se a frequência dos casos de aterrissagens forçadas de aparelhos das tropas ocupantes da OTAN no Afeganistão, ainda que os militares neguem na maioria dos casos as quedas por fogo inimigo.

Ainda que, em 21 de maio, um helicóptero da ISAF foi atingido por uma granada disparada por insurgentes quando se dispunha a aterrissar na província sul de Helmand, no acontecimento não se registraram feridos graves.

Outro helicóptero das tropas da ISAF realizou uma aterrissagem de emergência em 11 de maio depois de sofrer um ataque dos insurgentes no próximo distrito de Sangin, também situado na província de Helmand, limítrofe com Paquistão.

Fonte: Prensa Latina - Noticias Sobre Aviação