A Avibras Indústria Aerospacial é uma companhia brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos e serviços de defesa. Sua escala de produtos abrange artilharia e sistemas de defesa aéreos, foguetes e mísseis. A empresa também fabrica veículos armados. A Avibras atua também na área do transporte civil. Com uma divisão chamada Tectran fabrica equipamentos de telecomunicação, equipamento industrial eletrônico (Powertronics), pintura e explosivos automotrizes. Sua sede é em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.

A Avibras foi uma das primeiras indústrias aeroespaciais surgidas na região de São José dos Campos em função da formação de recursos humanos especializados pelo ITA, foi fundada pelo Eng. João Verdi de Carvalho Leite. Em seus anos iniciais, a empresa trabalhou no desenvolvimento de uma aeronave de treinamento para a Força Aérea Brasileira, o projeto Falcão, um monomotor de asa baixa e estrutura em material composto.

Mais tarde vieram os primeiros foguetes espaciais do Brasil, com tecnologia e componentes desenvolvidos totalmente pela Avibras, que contribuíram decisivamente para a implementação do Programa Espacial Brasileiro. São eles o SONDA I, SONDA II e SONDA II-C.

Ainda nos anos 60, um novo ciclo surgiu na empresa com o desenvolvimento e a fabricação de materiais de defesa, que proporcionou o início das atividades de exportação da empresa.

A partir de 1980 a Empresa passou a desenvolver e produzir sistemas de artilharia de saturação de área, com foguetes de diferentes calibres e com diversos tipos de cabeça, onde se destaca o sistema ASTROS (Artillery Saturation ROcket System) provado em combate, de grande sucesso e reconhecimento mundial. Outro sistema de alta tecnologia foi o equipamento FILA (Fighting Intruders at Low Altitude), desenvolvido para controle e direção de tiro antiaéreo a baixa altitude.

Outro projeto de alta tecnologia foi o desenvolvimento de antenas de 10 metros de diâmetro e equipamentos associados para comunicação via satélite, especialmente os fornecidos para o Sistema Brasileiro de Comunicações Militares via Satélite. Neste período foi iniciada a diversificação da Empresa e abertura de outras possibilidades comerciais para o mercado civil, com o desenvolvimento e fabricação de produtos das áreas química, de explosivos, de transporte, de eletrônica, de pintura eletroforética e de garantia da qualidade.

Principais produtos

Astros II: Sistema Universal de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área.

Astros Hawk: Sistema de artilharia de foguetes multicalibre para apoio direto de fogo, montado em veículo 4x4, leve e de alta mobilidade.

SBAT-70: Sistema Brasileiro Ar-Terra 70mm.

EDT-FILA: Unidade de controle de fogo para defesa anti-aérea de baixa altitude.

AV-SS 12/36: Lançador Múltiplo AV-SS 12/36.

SKYFIRE-70: Sistema Brasileiro 70mm de alta performance, para emprego ar-terra.

Em desenvolvimento

AVMT-300:Míssil cruzeiro com 300 km de alcance.

FOG-MPM:Míssil guiados por fibra ótica para emprego anti-fortificação, anti-carro e anti-helicóptero, e com capacidade de alcance de 12km até 60 km.

Fontes: Wikipédia / Site da Avibras - Fotos: Divulgação/Avibras - Noticias Sobre Aviação