A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou na noite de quarta-feira que testou no Oceano Pacífico um míssil de cruzeiro "hipersônico", que superou 7 mil km/h, seis vezes a velocidade do som.

O teste do X-15A Waverider (foto acima) durou mais de 200 segundos.

O recorde de voo hipersónico propulsado com um motor 'scramjet' (estatorreator de combustão supersônica) era de 12 segundos, alcançado pelo X-43 da Nasa (foto acima), um avião experimental não tripulado.

O Waverider partir da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, sob a asa de um avião B-52, que o lançou a uma altitude de 50.000 pés ao largo da costa do Pacífico.

"Estamos muito felizes de ter completado a maioria de nossos testes na primeira missão hipersônica do X-51A", disse Charlie Brink, diretor do programa do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea na base Wright-Patterson de Ohio.

Os mísseis deste tipo são usados para atacar alvos distantes em menos de uma hora e podem substituir os atuais mísseis balísticos.

Os voos hipersônicos começam em Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som).

Fonte: France Press via Correio Braziliense - Fotos: Wright-Patterson Air Force Base / AFP / Mike Cassidy/US Air Force - Noticias Sobre Aviação