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França localiza caixas-pretas do voo 447 mas não garante recuperação

O ministério francês da Defesa anunciou nesta quinta-feira que apesar da determinação da área onde estão as caixas-pretas do Airbus da Air France que caiu em 1º de junho de 2009 no Atlântico, quando fazia o trajeto Rio-Paris, não significa que elas possam ser recuperadas. O acidente matou 228 pessoas na ocasião.

Os especialistas da Marinha francesa puderam determinar uma zona com uma incerteza de três milhas náuticas, ou cinco quilômetros, anunciou o general Christian Baptiste, porta-voz adjunto do ministério da Defesa. "Isto não significa que vamos encontrar as caixas-pretas, porque elas já não emitem sinal e porque a zona em que se encontram é muito acidentada", explicou imediatamente.

A mesma "prudência" foi usada pelo porta-voz do governo francês, Luc Chatel, que em entrevista à emissora de rádio "France Info", destacou que o que há por enquanto "é uma zona de localização". Um especialista lembrou ainda que até agora não foram realizadas operações desse tipo a mais de 3 mil metros sob o nível do mar.

Uma fonte do BEA (Escritório de Investigações e Análises), responsável pelas investigações técnicas da tragédia do voo AF447 afirmou que a informação precisa ser "verificada e validada pelas equipes que estão em navios na zona de busca". "Ao que parece, o ministério da Defesa trabalhou com imagens obtidas durante a primeira etapa das buscas, quando os registros de voo ainda emitiam um sinal", explicou a fonte.

Isto deve ter acontecido entre o início de junho e meados de julho de 2009. Dois navios de resgate sofisticados, utilizando submarinos em miniatura, estão vasculhando a área para tentar localizar as caixas-pretas do avião Airbus A330.

Os equipamentos, que contêm as informações técnicas e as últimas conversas da tripulação, emite sinal de 30 a 42 dias. Apesar disso, o BEA tinha decidido prolongar a terceira fase de busca das caixas-pretas até o próximo dia 25.

Até o momento, o BEA considera que o mau funcionamento das sondas Pitot (sensores de velocidade) do avião é um dos fatores do acidente, mas as caixas-pretas são essenciais para determinar as causas.

Fonte: Folha