Míssil Shaheen-1 alcança 650 km, e o Ghaznavi, 290 km.
Ambos têm capacidade para levar ogivas nucleares ou convencionais.
O Paquistão afirmou ter testado neste sábado (8) com sucesso um míssil de curto alcance, o Ghaznavi, e outro de médio, o Shaheen-1, ambos com capacidade nuclear.
O Shaheen-1 tem um alcance de 650 km, enquanto o Ghaznavi atinge 290 km. Ambos têm capacidade para levar tanto ogivas nucleares quanto convencionais.
Segundo a nota, os lançamentos de teste aconteceram no fim de exercícios anuais organizados pelo Exército paquistanês.
Imagem de um míssil Shaheen 1, lançado pelo Paquistão (Foto: AFP Photo)
De acordo com a nota, Guilani destacou que o Paquistão já conta com uma capacidade nuclear "forte", e pediu à comunidade internacional que reconheça a entrada do país como integrante de direito na lista de potências atômicas.
Além disso, segundo a nota, Guilani "pediu para que o Paquistão obtenha permissão do Grupo de Fornecedores Nucleares (NSG) para cooperação nuclear civil" que contribua para ajudar a suprir a demanda energética do país.
O Paquistão mantém com a Índia uma forte tensão militar desde sua independência do Império Britânico, em 1947, e os países competem em uma corrida de armamento com frequentes testes de mísseis com capacidade nuclear.
Fonte: G1
2 Comentários
10/05/2010
Bombardeios norte-americanos no Paquistão já mataram 850 em 2 anos
Aviões não tripulados carregam bombas em programa secreto da CIA. Objetivo é matar militantes da al-Qaeda; especialistas e ONGs questionam.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/bombardeios-norte-americanos-no-paquistao-ja-mataram-850-em-2-anos.html