Paquistão anuncia teste de 2 mísseis balísticos com capacidade nuclear
Míssil Shaheen-1 alcança 650 km, e o Ghaznavi, 290 km.
Ambos têm capacidade para levar ogivas nucleares ou convencionais.

O Paquistão afirmou ter testado neste sábado (8) com sucesso um míssil de curto alcance, o Ghaznavi, e outro de médio, o Shaheen-1, ambos com capacidade nuclear.

O Shaheen-1 tem um alcance de 650 km, enquanto o Ghaznavi atinge 290 km. Ambos têm capacidade para levar tanto ogivas nucleares quanto convencionais.

Segundo a nota, os lançamentos de teste aconteceram no fim de exercícios anuais organizados pelo Exército paquistanês.

Paquistão - míssil

Imagem de um míssil Shaheen 1, lançado pelo Paquistão (Foto: AFP Photo)

Os exercícios contaram com a presença de vários integrantes da cúpula militar paquistanesa e também do primeiro-ministro do país, Yousef Raza Guilani, que felicitou as tropas por seu "alto nível de perícia" no manejo dos sistemas de armamento.

De acordo com a nota, Guilani destacou que o Paquistão já conta com uma capacidade nuclear "forte", e pediu à comunidade internacional que reconheça a entrada do país como integrante de direito na lista de potências atômicas.

Além disso, segundo a nota, Guilani "pediu para que o Paquistão obtenha permissão do Grupo de Fornecedores Nucleares (NSG) para cooperação nuclear civil" que contribua para ajudar a suprir a demanda energética do país.

O Paquistão mantém com a Índia uma forte tensão militar desde sua independência do Império Britânico, em 1947, e os países competem em uma corrida de armamento com frequentes testes de mísseis com capacidade nuclear.


Fonte: G1