https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD7NPhUpn9tn-nY-AytnblkR0mzo-cWDJpeRO_ALMAV9yk6B9oqRplrml7cZsFKCX40YisumfYVLXRp9ZbYf6c1tx6wfEjoHkioOTDW6RnkCF3MkHs5LVQaeWyr2CyV-DKuvWLaJyOh-zo/s320/246142.jpg

Sarkozy e Merkel decidem agir rápido com plano de ajuda à Grécia

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, se mostraram hoje decididos a agir rápido para iniciar o plano de ajuda à Grécia.

Após uma conversa por telefone, segundo o Palácio do Eliseu os dois "constataram sua completa identidade de pontos de vista e reafirmaram sua determinação de agir rápido para começar o plano".

Em comunicado, a Presidência francesa diz ainda que Sarkozy e Merkel acordaram também seguir trabalhando ativamente para reforçar a estabilidade da zona do euro e a regulação dos mercados financeiros.

Os dois líderes, prossegue a nota, adotarão nos próximos dias uma série de iniciativas para que a Europa reforce os mecanismos de vigilância na zona do euro, acelere os trabalhos na luta contra a especulação e pela melhora da transparência dos produtos derivativos e formule novas propostas sobre a regulação das agências de qualificação de risco.

O Parlamento francês inicia na próxima segunda-feira a tramitação do projeto de lei retificador do Orçamento que inclui, em particular, 3,9 bilhões de euros de empréstimo à Grécia.

Segundo o esquema pactuado pelos países da zona do euro, a França é, com 6,3 bilhões de euros, o segundo maior contribuinte do plano europeu de salvamento da Grécia, atrás da Alemanha (8,4 bilhões de euros). O montante total chega a 30 bilhões, que se somarão aos 15 bilhões que o Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá disponibilizar.

Fonte: G1