As primeiras Vergeltungswaffe-1 – V-1 (arma de represália-1) partem em 13 de junho de 1944 das rampas de lançamento de Calais em direção a Londres. Hitler, após o desembarque aliado na Normandia, queria dar um golpe decisivo no moral dos britânicos. A RAF (Royal Air Force) demonstraria que as V-1 poderiam ser abatidas em pleno voo ou desviadas de sua trajetória. Em três meses, essas bombas voadoras fariam 6 mil vítimas. Os cientistas alemães que concretizaram esses projéteis participariam, após o término da guerra, da conquista do espaço.
O V-1, conhecido normalmente como “bomba voadora” foi o primeiro míssil de cruzeiro operacional da História. A bomba voadora V-1 foi um projeto desenvolvido pela Luftwaffe, a força aérea alemã. Ao contrário do modelo A-4 (mais tarde conhecido como V-2) do exército, tratava-se de um projeto menos ambicioso, que na prática era um pequeno avião ao qual foi adaptado um motor a jato de pequenas dimensões. O projeto foi inicialmente conhecido como FZG-76 (Flakzielgerat 76).
O sistema foi desenhado para custar pouco, e para ser fácil de fabricar, permitindo que fosse montado por qualquer fábrica de aeronaves ou de automóveis.
Por ser relativamente simples, a V-1 precisava de um sistema auxiliar de lançamento, pelo que tinha que ser lançada a partir de catapultas (um sistema idêntico às catapultas instaladas em porta-aviões).
Entre as características inovadoras das V-1, estava a utilização de asas reforçadas e construídas de forma a cortar os cabos dos balões da defesa anti-aérea britânica.
Na verdade esse recurso terá sido útil muito poucas vezes, já que a velocidade da bomba voadora permitia a sua intercepção.
O programa de construção das bombas V-1 tinha como objetivo conseguir construir uma arma barata e eficaz e nesse aspecto a Luftwaffe com a V-1, conseguiu ser mais eficaz que a Wermacht com a V-2.
O custo de cada V-1 está estimado em aproximadamente 3,500 Reichmark. Ou seja, uma bomba V-2 tinha o mesmo custo de 21 bombas V-1.
A destruição de edifícios, nomeadamente na região de Londres causada pelos bombardeamentos com bombas V-1 foi quase tão significativa quanto a destruição causada pelos raids alemães em 1940. A primeira bomba V-1 atingiu Londres em 13 de Junho de 1944, e a maioria delas foi lançada a partir de plataformas fixas.
No entanto, logo que os aliados localizaram os pontos onde se concentravam os lançadores, os alemães recorreram aos aviões da Luftwaffe, tendo adaptado a V-1 para poder ser lançada a partir de bombardeiros Heinkel He-111/H-22. Os bombardeiros lançaram um total de 1176 bombas voadoras V-1 desta forma.
Foram lançadas mais de 8,000 bombas voadoras V-1 sobre alvos na Grã Bretanha e na Europa continental depois do desembarque na Normandia.
Fonte: Opera Mundi - Imagens: Wikipédia - Noticias Sobre Aviação
O V-1, conhecido normalmente como “bomba voadora” foi o primeiro míssil de cruzeiro operacional da História. A bomba voadora V-1 foi um projeto desenvolvido pela Luftwaffe, a força aérea alemã. Ao contrário do modelo A-4 (mais tarde conhecido como V-2) do exército, tratava-se de um projeto menos ambicioso, que na prática era um pequeno avião ao qual foi adaptado um motor a jato de pequenas dimensões. O projeto foi inicialmente conhecido como FZG-76 (Flakzielgerat 76).
O sistema foi desenhado para custar pouco, e para ser fácil de fabricar, permitindo que fosse montado por qualquer fábrica de aeronaves ou de automóveis.
Por ser relativamente simples, a V-1 precisava de um sistema auxiliar de lançamento, pelo que tinha que ser lançada a partir de catapultas (um sistema idêntico às catapultas instaladas em porta-aviões).
Entre as características inovadoras das V-1, estava a utilização de asas reforçadas e construídas de forma a cortar os cabos dos balões da defesa anti-aérea britânica.
Na verdade esse recurso terá sido útil muito poucas vezes, já que a velocidade da bomba voadora permitia a sua intercepção.
O programa de construção das bombas V-1 tinha como objetivo conseguir construir uma arma barata e eficaz e nesse aspecto a Luftwaffe com a V-1, conseguiu ser mais eficaz que a Wermacht com a V-2.
O custo de cada V-1 está estimado em aproximadamente 3,500 Reichmark. Ou seja, uma bomba V-2 tinha o mesmo custo de 21 bombas V-1.
A destruição de edifícios, nomeadamente na região de Londres causada pelos bombardeamentos com bombas V-1 foi quase tão significativa quanto a destruição causada pelos raids alemães em 1940. A primeira bomba V-1 atingiu Londres em 13 de Junho de 1944, e a maioria delas foi lançada a partir de plataformas fixas.
No entanto, logo que os aliados localizaram os pontos onde se concentravam os lançadores, os alemães recorreram aos aviões da Luftwaffe, tendo adaptado a V-1 para poder ser lançada a partir de bombardeiros Heinkel He-111/H-22. Os bombardeiros lançaram um total de 1176 bombas voadoras V-1 desta forma.
Foram lançadas mais de 8,000 bombas voadoras V-1 sobre alvos na Grã Bretanha e na Europa continental depois do desembarque na Normandia.
Fonte: Opera Mundi - Imagens: Wikipédia - Noticias Sobre Aviação
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