Faz quase nove anos que as torres gêmeas desabaram matando quase 3.000 pessoas. Mas, hoje, há o retorno da triste lembrança para às famílias das vítimas. Apesar da passagem dos anos, investigadores ainda estão encontrando restos humanos nos destroços do World Trade Center.

Nova busca nos detritos em torno do local onde estava o World Trade Center recuperou 72 restos de seres humanos, informaram fontes oficiais de Nova York.

A peneira de mais de 800 metros cúbicos de detritos recuperados no 'Ground Zero' e debaixo das estradas em toda Manhattan começou em abril e terminou na última sexta-feira.

O maior número de restos mortais - 37 - foram encontrados a partir de material retirado debaixo da West Street, uma rodovia no lado oeste do 'Ground Zero'.

A nova busca de detritos em torno do site World Trade Center (foto) revelou 72 restos humanos

Os novos destroços foram descobertos nas obras feitas em novas áreas de acesso ao local.

A cidade começou a nova busca por restos humanos em 2006, recuperando mais de 1.800 restos até agora. Alguns revelaram vítimas ainda desconhecidas do '11 de setembro'.

A descoberta macabra ocorre quando um centro de artes performáticas no Ground Zero começa a tomar forma.

A Autoridade Portuária de Nova York e o Conselho de Nova Jersey aprovaram hoje um acordo em que a cidade teria que pagar US$ 40 milhões pela obra no local do World Trade Center.

Steve Coleman, porta-voz da Autoridade Portuária, disse que alguns trabalhos sobre a fundação e infra-estrutura compartilhada estão em andamento, mas outras partes do projeto ainda não foram contratadas.

2.605 pessoas morreram no solo e nas torres na cidade de Nova York após os aviões atingiram as Torres Gêmeas em 11 de setembro

Andrew Brent, porta-voz do prefeito Michael Bloomberg, disse que a cidade espera pagar a obra com recursos da Agência de Reconstrução Lower Manhattan Development Corp.

O centro de artes era parte do projeto original para o 'Ground Zero', mas nunca houve um orçamento ou um prazo para a sua construção.

Em maio, a comunidade de Nova York - em assembleia - votou a favor de um projeto para construir um centro cultural e uma mesquita perto do local.

A mesquita é parte da proposta de um centro da comunidade muçulmana com 13 andares, que incluem piscina, ginásio, teatro e instalações desportivas.

O edifício, que foi danificado pela fuselagem de um dos aviões sequestrados, está localizado na 45 Park Place - apenas dois quarteirões distante do 'Ground Zero'.

Ativistas conservadores e as famílias das vítimas do '11 de setembro' se opuseram aos projetos.

Apenas um novo hotel - ao sul do local das Torres Gêmeas - que foi aberto no início deste mês, já criou polêmica ao oferecer aos hóspedes a vista do local de construção no 'Ground Zero'.

O World Trade Center Hotel foi inaugurado oficialmente pelo prefeito Michael Bloomberg e possui janelas do chão ao teto em alguns dos seus 169 quartos.

Ele também possui um restaurante com terraço no 20º andar, que é quase ao nível dos 40 andares da torre do Deutsche Bank, que foi irremediavelmente contaminada no ataque e está em vias de ser desmantelada.

Os gerentes do hotel têm defendido a decisão de abrir o projeto - que estava em desenvolvimento antes do ataque terrorista em 11/09 - como parte da revitalização de Nova York.

Cheryl Palmer, vice-presidente corporativo de receitas e de desenvolvimento de produto do World Trade Center Hotel, disse a um jornal americano: "A construção é um sinal da reconstrução e revitalização, que mostra o progresso que está sendo feito. Não há surpresas sobre sua localização".

Em janeiro de 2010, os legistas de Nova York haviam identificado 1.626 vítimas encontradas no 'Ground Zero', ou 59 por cento de um total de 2.752 relatadas. A partir dessa data, 21.744 haviam sido recuperados e 12.768, ou 59 por cento, haviam sido identificados.

Fontes: dailymail.co.uk / abcnews.go.com via Blog Notícias sobre Aviação - Fotos: AP / Channel Four / Jan Somma-Hammel - Noticias Sobre Aviação