https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiE_YGxFzS_2MQKhyphenhyphensw5MaGciVoTn7xD9xBGuh75Eu1e_vSjh9GnZXXHPTA57mtylYj0nzvXKYSg9o88GvV6x5hARygMWfABmArQ5RkVUoalRO-Q5us8yUyYj62flekapt4Yxz5JVDJDguv/s400/an124_2.jpg

Uma nova empresa norte americana entra na competição para o contrato KC-X da U.S. Air Force, mas com uma proposta baseada na família de aeronaves de transporte Antonov fabricada na Ucrânia, um símbolo da aviação da antiga União Soviética.

Ilyushin Il-76 "Candid" é um avião soviético de meados da década de 60 quando a Força Aérea Soviética solicitou o desenvolvimento de uma aeronave a jato, cargueira, para substituir os Antonov An-12 "cub".

A notícia foi confirmada por um arquivamento regulador de capital aberto da US Aerospace Inc., em 1º de julho, contendo a intenção de enviar uma proposta em resposta a requisição de propostas para o projeto KC-X da USAF, o programa estabelecido pelos militares dos EUA para criar a nova geração de aeronaves de reabastecimento.

O documento arquivado diz que a US Aerospace irá propor três modelos de aeronaves da Antonov – AN-124-KC, AN-122-KC e An-112-KC – antes do prazo final para envio do KC-X no dia 9 de julho. As aeronaves seriam montadas nos EUA, mas fabricadas na Ucrânia.

O novo competidor está confiante por estar apto a oferecer uma aeronave de alto padrão com um preço significativamente menor que o outros potenciais competidores.

A parceria entre a US Aerospace-Antonov adiciona uma dramática reviravolta na já quente competição entre as aeronaves Boeing KC-767 NewGen Tanker e o EADS North America KC-45.

As aeronaves de transporte Antonov AN-124 vem sendo operadas intensivamente pela USAF desde a década passada para aliviar a demanda da frota de aeronaves estratégicas de transporte militar.

Um pouco ainda sem detalhes a informação sobre os dois outros modelos da US Aerospace Antonov listados na proposta enviada para US Securities and Exchange Commission: ele se refere a uma aeronave AN-122 como uma versão bimotora do AN-124. O trubohélice AN-12 é a única referência para o conceito do AN-112, o qual está descrito com motores a jato.

A Antonov será responsável pelo projeto, construção e fabricação das aeronaves através do acordo.

Em março foi divulgado que a United Aircraft Corporation da Rússia estaria propondo uma versão do Ilyushin Il-76 no projeto KC-X, desmentido em seguida pela fabricante russa.

Fonte: CAVOK