http://media.defenseindustrydaily.com/images/ORD_Harpoon_RGM-84_Launch_lg.jpgA Agência de Cooperação em Segurança e Defesa dos Estados Unidos (DCSA – sigla em inglês) notificou o Congresso do país sobre a possível venda de um lote de 20 mísseis anti-navio RGM-84L Harpoon Block II através do Foreign Military Sales (FMS), cuja operação está avaliada em US$ 50 milhões. A Raytheon, produtora do armamento, também fornecerá treinamento, testes, manutenção, peças de reposição e outros equipamentos de apoio.

Além disso, a agência informou que o país sulamericano também estuda a aquisição de sistemas de Comando e Controle para Defesa Aérea (Forward Area Air Defense – FAAD) por uma valor de aproximadamente US$ 105 milhões. A função desses sistemas será capturar, organizar e distribuir dados sobre o tráfego de aviões e helicópteros inimigos e amigos, proporcionando informações sobre lançamentos de mísseis e aeronaves não tripuladas em atividade sobre um teatro de operações específico. As informações geradas permitirão coordenar diferentes meios de defesa antiaérea como aviões de combate, baterias de mísseis superfície-ar de médio e pequeno porte ou disponibilizar uma completa visão situacional do que ocorre em um cenário de conflito aos comandos aéreos, terrestres e navais.

Os componentes para os três sistemas que o Chile pretende comprar seriam distribuídos em áreas localizadas ao norte, centro-sul e austral do país. O fornecimento envolve três centrais móveis SINCGARS NA/VCR-92E de comunicação em longo alcance, que operam em bandas aéreas e terrestres, 14 sistemas de rádio-transmissão para localização EPLRS e três estações de trabalho móveis de Comando e Controle de operações de defesa aérea e anti-mísseis AMDWS. Os componentes podem ser fornecidos pela Northrop Grunman, Raytheon e ITT.