Serguei Kornev, chefe da delegação da agência estatal russa de armamentos, Rosoboronexport, declarou no Farnborough Air Show 2010 que o país negocia com a Venezuela a venda de aviões militares de transporte. Apesar de não terem sido especificados, estima-se que entre os modelos oferecidos esteja o Ilyushin IL-76.
Kornev lembrou que a Rússia já forneceu aviões de combate Sukhoi Su-30 Mk2 e helicópteros Mil Mi-17V, Mi-35M e Mi-26T para a Venezuela, e que seu país está conquistando uma posição sólida no mercado latinoamericano de armamentos.
Tambem na feira, a Rosoboronexport confirmou que assinou um contrato com a Líbia assinou para a venda de seis jatos de treinamento avançado Yakolev Yak-130 e de uma quantidade não especificada de helicópteros Mi-17. Essa é a segunda vez em que o Yak-130 é exportado. Antes disso, em 2006, a Algéria adquiriu 16 unidades da aeronave.
Fonte: Tecnologia & Defesa
1 Comentários
Talvêz eu estaja errado mas um avião deste porte e alcance só tem razão de ser em dois casos: 1-Paises muito grandes ou 2-Paises que projetam força militar para além de suas fronteiras.
No caso da Venezuela podem ser duas coisas: 1-Ela esta comprando muito "mal" ou; 2-Pretende intensificar a presença militar nos aliados bolivarianos como Bolívia, Equador e Paraguai.
Cabe à inteligência militar ficar atenta.