Três membros da tripulação do helicóptero Sikorsky MH-60 Jayhawk, com o registro CG6017, da Guarda Costeira dos EUA morreram em um acidente em La Push, na manhã de quarta-feira (7), e um quarto membro da tripulação, que foi retirado da água logo após a queda da aeronave caiu, escapou com vida, tendo sofrido fratura em um braço e e uma perna. O tripulante ferido foi transportado para o Harborview Medical Center de Seattle.
"Ele está acordado, ficando alerta e muito estável", disse a porta-voz do hospital, Susan Gregg-Hanson, que também informou que o homem chegou às 12:47 ao hospita. "Ele estava em condições satisfatórias pelos ferimentos que possuia."
O helicóptero MH-60 Jayhawk caiu em torno de 9:30 (hora local) fora de James Island, perto da foz do rio Quillayute, na ponta noroeste do estado de Washington.
Dois tripulantes foram rapidamente resgatados por cinco membros da tribo Nação Quileute, que utilizaram barcos de pesca para chegar ao local do acidente. Um dos homens resgatados morreu depois de ser levado para terra.
Um terceiro membro da tripulação foi encontrado por volta das 11 horas e, o quarto, foi retirado da água por volta das 13h30, disse o comandante Mark McCadden, chefe de assuntos externos da Guarda Costeira do Distrito 13, que abrange a região Noroeste.
Os membros da tripulação ainda não foram identificados porque os funcionários da Guarda Costeira ainda estão notificando os membros da família, informou McCadden.
De acordo com uma testemunha, que está em férias em um resort administrado pela tribo Nação Quileute, o helicóptero da Guarda Costeira bateu um cabo de energia de grande porte que vai de La Push a James Island, pouco antes de cair.
McCadden confirmou que as linhas de energia, que servem para iluminar uma faixa de areia na foz do rio Quillayute, foram reestabelecidas, mas disse ontem à tarde que ainda era muito cedo para saber se os cabos contribuíram para o acidente.
Embora a tripulação pudesse não ser familiarizada com a área, McCadden disse que os membros da Guarda Costeira são altamente treinados e contam com mapas e cartas de navegação.
"As linhas de energia e outros obstáculos estão nas cartas náuticas", disse ele.
Os quatro membros da tripulação - piloto, copiloto e dois tripulantes - eram baseados em Sitka, no Alasca, disse McCadden. Eles estavam voltando para casa desde Elizabeth City, na Carolina do Norte, onde tinham ido fazer o serviço de manutenção em sua aeronave, informou McCadden.
Ele não sabia se o trabalho foi feito, mas disse que as aeronaves da Guarda Costeira rotineiramente vão para Elizabeth City para manutenção, reparos ou modificações.
A tripulação fez paradas em todo o país para reabastecer e deixou Astoria, no Oregon, na manhã de quarta-feira.
Os tripulações de helicóptero são obrigados a fazer contato a cada 15 minutos, McCadden disse.
"Eles não fizeram o check-in às 9h30. Quando não recebemos um informe de rádio sobre a sua localização, começamos a fazer outras perguntas para tentar contato com a aeronave, que foram, obviamente, sem sucesso", disse ele.
Uma investigação foi lançada e os oficiais da Guarda Costeira estão trabalhando para recuperar os destroços.
"Este é um momento muito difícil para nós por termos perdido alguns dos nossos camaradas", disse McCadden, agradecendo a Nação Quileute, a Força Aérea do Canadá, a Marinha dos EUA e o Serviço Nacional de Parques pela ajuda nas buscas.
O acidente de quarta-feira foi o mais mortífero em Washington envolvendo a Guarda Costeira, desde que três tripulantes morreram em 11 de fevereiro de 1997, durante uma tentativa de resgate em La Push. Os três morreram dos ferimentos quando o seu barco salva-vidas de 44 metros virou.
O MH-60 Jayhawk é um helicóptero bimotor com uma tripulação de quatro pessoas, semelhante ao UH-60 utilizado pelo Exército. Essa aeronave é utilizada principalmente para busca e salvamento e missões de segurança interna.
Um helicóptero MH-60 Jayhawk caiu nas montanhas de Utah em março, mas as cinco pessoas a bordo sobreviveram.
Fontes: The Seattle Times / AP / ASN via Blog Notícias sobre Aviação - Fotos: Lonnie Archibald (AP) / today24news.com - Noticias de Aviação
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