No dia [3] de Setembro passado, [3] de Setembro de 20[24], a Rússia “conduziu” um dos maiores ataques, um dos ataques + “devastadores” na guerra com a Ucrânia contra a Cidade de Poltava.

Bom, essa história do ataque a Poltava ainda está “rendendo” bastante pelo seguinte: há quem “sustente” que havia um aglomerado de técnicos da Saab ’instruindo’ militares ucranianos naquela Cidade que eles teriam sido “destruídos”, não dá para saber se é verdade, dificilmente isso vai poder ser constatado, só que, as ações da Saab “caíram” na Suécia aquela semana, então, assim a “desconfiança” ela é razoável, isso pode efetivamente ter acontecido.

Quanto ao número de “destruídos” [mortos] agente não pode colocar, não pode acreditar nas estatísticas Oficiais que falam em [50] mortos, isso é coisa para + de [500] mortes e…há quem diga que se chegou a [700] mortes, realmente foi u m ataque “devastador”  .

Só que, o que é importante nisso tudo é agente começar a se “consciencializar” quê esse ataque apesar de não ser uma “virada de jogo”, porquê não mudou e não vai mudar efetivamente a guerra, ou seja, o que estava acontecendo vai continuar no mesmo ritmo, só que, é um ’marco ’ porquê? Porque eu penso quê depois do ataque de Poltava a Rússia “tirou as luvas”, eles sabiam que tinha muitos instrutores ocidentais, eles tinham plena “consciência” disso, talvez por isso tivessem encarregado tanto esse ataque.

Mas, o facto quê a Rússia não tem + “clemencia” agora, ela está começando a “destruir” instrutores ocidentais na Ucrânia onde quer que eles se apresentem, por isso, essa guerra ela vai-se 'tornar' muito + complicada, muito + perigosa daqui para frente, porque algumas situações quê a NATO ou a Rússia “conduzem” podem configurar efetivamente uma 'razão' para uma guerra e…não acho que haja ’disposição' para isso, mas… isso pode efetivamente se caracterizar.

O imperialismo vai recuar? Olha, eu não sei eu acho um tanto quanto difícil isso, o problema eu acho que vai chegar num “ponto” que o imperialismo vai ver o seguinte: olha, agente 'perdeu' tanta gente qualificada na Ucrânia que já não dá + para continuar dessa forma e normalmente quando os instrutores imperialistas que estão “operando” na Ucrânia, o fazem, estão ali para “suprir” uma capacidade técnica quê as Forças Armadas ucranianas não têm condições de apresentar, eles vão “prover” uma capacidade técnica 'inexistente' nas Forças Armadas ucranianas; operadores de Hammar’s e duma série de outros sistemas sofisticados.

Repare, só que, essa gente por ser “qualificada” leva tempo para você formá-las e elas podem fazer “falta” efetivamente em suas respectivas Forças Armadas pode ser que isso tenha um “impacto” no futuro, é muito precoce, é muito cedo para dizer ainda, mas isso pode efetivamente acontecer.

Se estão lembrados no começo da guerra agente viu que a Rússia não tinha tanta essa preocupação aconteciam de vez em quando ai uns “acidentes” com instrutores ocidentais, mas não era uma coisa generalizada era + um “acidente”. Se bombardeou uma região e não se sabia quem estava ali, do que, efetivamente um ataque intencional, agente começa a “notar” que de um tempo para cá, depois desse ataque de Poltava principalmente esses ataques se tornaram intencionais.

 E a história de Poltava realmente foi muito “feio” e não é só isso, a Rússia está atacando agora de forma “pesada” as Instalações [Centrais] elétricas da Ucrânia para “forçar” efetivamente uma situação de “desconforto” na população da Ucrânia Ocidental que não tinha sentido os efeitos da guerra até agora. A Ucrânia do Oeste ela não sentiu tanto a guerra, a guerra está + “concentrada” no Leste, mas agora o pessoal começa a ver isso, ou seja, a guerra começa a chegar no Oeste da Ucrânia e…agente não sabe quais vão ser as repercussões.

Por um lado, o Governo do Zelensky já é um Governo bastante “impopular” pode ser que isso 'piore' efetivamente a situação dele, agente vai 'conferir' ainda é muito precoce para dizer, por outro lado, os Estados Unidos [EU] estão fazendo uma “celeuma” muito grande em torno do suposto “fornecimento” de mísseis iranianos para a Rússia.

Repare, até ao momento não tem nenhuma 'prova' de que esses mísseis efetivamente foram “fornecidos”, se “fornecidos” não se soube até agora se chegaram, quando acontecer um ataque na Ucrânia e o pessoal ’prova' que o irão “forneceu” os mísseis ai sim, acho que, você tem uma situação configurada. Mas, isso não deve “alterar” muito a coisa não, porquê o Irão tem sido 'atacado' pelos EU e seus aliados eu lembro o caso da liderança do HAMAS que foi “assassinado” em Terão e os EU invés de 'pedir' uma investigação internacional “colocou a frota” para proteger Israel, por isso, não podem esperar quê o Irã seja um país 'amistoso' aos interesses dos EU.

 Eu acredito que é uma possibilidade muito grande do Irão “fornecer”, se não os mísseis completos para Rússia pelo menos partes dos mesmos que “facilitem” bastante a Rússia a concluir o seu “apronto operacional” . Mas, eu acho que daqui para frente a aliança militar entre Irão, China e Rússia ela vai ficar cada vez + “explicita” até ao ponto que agente veja um ou outro conflito mundo afora, eu acho quê isso aí é uma inevitabilidade.

Mas, voltando ao caso ucraniano, olha são poucas as “chances” da Ucrânia “reverter” o quadro nocivo que eles têm. Eles estão “perdendo” muitas Localidades em torno de Pokrovsk, a Cidade vai acabar caindo + cedo + tarde; a situação em Kursk é simplesmente 'lamentável', ou seja, não se conseguiu nada com aquilo além de “sacrificar” boas tropas, foi na verdade uma + operação midiática [do Comando] das Forças Armadas ucranianas sem resultados tácticos ou estratégicos expressivos.

 E volto a dizer sem resultados táticos, mas… tem gente que fala que a Ucrânia conseguiu isso, conseguiu aquilo em Kursk, eu não vejo dessa forma, não vejo nenhuma coisa de “valor militar” que compensasse a ”perda“ de tantos efetivos especializados por parte da Ucrânia.

Eu acho que foi uma 'ordem absurda', um ataque [incursão] “estúpido/a” com muitos outros que foram feitos ao longo desses quase [3] anos de guerra e…as consequências vão vir para Ucrânia, não tenho dúvidas disso, quê as boas tropas que foram “sacrificadas” em Kursk, repito, boas tropas porque eles têm tropas muito boas vão fazer muita falta ali na região do Donbass.

Portanto, essa foi a nossa Carta de hoje.

ten-coronel Manuel Bernardo Gondola 

 Do moçambique para todos