Um jato de combate do Irã caiu hoje no sul do país, perto da usina nuclear que deve começar a funcionar neste final de semana, informou a agência semioficial de notícias Fars. De acordo com as informações divulgadas, o funcionário do governo local Gholam Reza Keshtkar disse que um F-4 da Força Aérea iraniana caiu a cerca de seis quilômetros ao norte de Bushehr, cidade que fica a 1.200 quilômetros ao sul da capital, Teerã.

Keshtkar disse que o piloto e o copiloto se ejetaram em segurança antes da queda, mas foram levados ao hospital em Bushehr. Ele não forneceu maiores detalhes. O Irã comprou muitos aviões norte-americanos, dentre eles McDonnell Douglas F-4 Phantom II antes da Revolução Islâmica de 1979 e durante o governo pró-Ocidente do xá Mohammad Reza Pahlavi.

Outro funcionário local, Mohammad Hasan Shanbadi, disse que uma falha técnica foi a causa do acidente, mas também não deu detalhes sobre o que teria acontecido. Segundo ele, o avião caiu no deserto, perto de um centro industrial. A usina nuclear de energia elétrica de Bushehr é a primeira do Irã, e deve começar a funcionar neste final de semana.

Fonte: Estadão