O governo da Índia quer ampliar a já existente cooperação bilateral com o Brasil na área de defesa, informa o site do jornal local “The Times of India”. Nesta quarta-feira, 25, uma delegação de brasileiros tem um encontro com autoridades indianas para discutir o assunto.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdItcnejBfhwjU6Qqzdi7jfWcN5OK5zj_JUzzMqxBITPIPearJvyEN8LCXkT00OAEA5OLdJweZMRVgdCuYTo3JiUTMWCOXihJXNOgn2V9de2OioNyDV41aOPKaN9VNTNiRoHpP8U0RMio/s400/R_99_A_2.jpg

Embraer 145 AEW&C, que a Índia está comprando (foto:divulgação)

A proposta é de co-desenvolvimento e co-produção nas áreas de aeronáutica, construção de navios e subsistemas como softwares, aviônica (pesquisa eletrônica a serviço da aviação) e artilharia.


Maquete do ERJ145 AWACS da Força Aérea da Índia

O “Times of India” mostra-se entusiasmado com a possibilidade de maior cooperação entre os dois países. “A Índia tem adquirido ao longo dos anos aviões do Brasil, país que tem uma indústria de defesa aeronáutica bem desenvolvida”, afirma a reportagem.

O site lembra que a Índia está em processo de compra de três jatos Embraer 145 AEW&C. Em 2003, adquiriu cinco unidades do executivo Embraer 135-BT Legacy.

Fonte: Estadão