O general Hossein Chitforoush, do alto comando da Força Aérea do Irã (FAI) declarou na última terça-feira (3) que o país pretende trazer dos EUA o único exemplar do Grumman F-14A Tomcat que ainda não foi entregue à FAI.
Este F-14 (BuNo 160378) fazia parte dos 80 exemplares adquiridos pelo Irã na década de 70 e estava pronto para ser entregue quando a Revolução Islâmica eclodiu naquele país. Com a mudança de governo e da política no Irã, os EUA se recusaram a entregar a aeronave para a FAI, incorporando-a imediatamente ao seu acervo.
O exemplar foi utilizado pelo Naval Air Warfare Center Aircraft Division (divisão de aeronaves do centro naval de guerra aérea), até ser retirado de serviço em 2000, quando foi estocado no Aerospace Maintenance and Regeneration Center, em Tucson, no Arizona.
Mesmo em operação pela US Navy (Marinha dos EUA), a camuflagem padrão adotada na frota dos Tomcat do Irã e as insígnias nacionais daquele país foram mantidas até os dias de hoje
Fonte: Revista Asas
Um dos primeiros caças F-14A Tomcat recebidos pelo Irã na década de 70.
O jornal Tehran Times reportou que a Força Aérea Iraniana está buscando “reaver seus caças F-14 Tomcat que foram comprados dos EUA na década de 70”.
Hossein Chitforoush, o vice comandante da Força Aérea da Irã, disse: “Nós queremos receber de volta nossos caças que foram bloqueados pelos EUA pois isso é nosso direito legítimo.
No entanto, essa questão deve ser perseguida por organizações através de canais relevantes.” Os EUA venderam 80 caças F-14 Tomcat para o Irã no final dos anos 70, mas a reportagem diz que “os EUA recusaram-se a entregar eles ao Irã após a Revolução Islâmica”.
Dos 80 Tomcats F-14A encomendados, todos menos um foram entregues à Força Aérea Imperial do Irã antes da queda do Shah Mohammad Reza Pahlavi em 1979.
A aeronave pendente, s/n 160378, foi estocada na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona, até ser modificada como uma aeronave NF-14A e utilizada no Centro de Testes de Mísseis do Pacífico em Point Mugu na California. Ele foi visto pela última vez em Davis-Monthan com o 309° Grupo de Regeneração e Manutenção Aeroespacial (AMARG) e ainda estava lá no dia 12 de junho de 2010.
Fonte: CAVOK
0 Comentários