A U.S. Coast Guard, a Guarda Costeira dos EUA, encomendou mais três aeronaves de patrulha marítima CN235MPA da Airbus Military, através da EADS-North America, a qual é a principal contratada para os produtos militares e de defesa da EADS vendidos dentro dos EUA. A U.S. Coast Guard, a qual detém opções para até mais seis aeronaves nos próximos quatro anos, está utilizando as aeronaves CN235 MPA (Maritime Patrol Aircraft), através da designação HC-144A Ocean Sentry. O contrato para as três aeronaves HC-144A está avaliado em US$117 milhões.

O HC-144 é baseado no CN235 o qual possui mais de 250 unidades em operação em 26 países. Ele executa tarefas cruciais nas missões aéreas da Guarda Costeira que incluem patrulha marítima, ISR (inteligência/vigilância/reconhecimento), transporte de carga e passageiros, bem como apoio a locais afetados por desastres naturais.

A aeronave atingiu a capacidade operacional inicial no ano passado, e desde então tem se distinguido com um desempenho excepcional numa variedade de situações, incluindo a resposta imediata da Guarda Costeira ao terremoto do Haiti e ao vazamento da plataforma de petróleo Deepwater Horizon. As aeronaves HC-144 tem sido utilizadas para transportar a fauna reabilitada afetada pelo vazamento de óleo.

A Guarda Costeira dos EUA opera 10 aeronaves Ocean Sentries e receberá mais uma no final desse ano. As mais recentes aeronaves encomendadas deve ser entregues a partir de 2011. O plano atual da Guarda Costeira é de adquirir uma frota total de 36 aeronaves Ocean Sentries. A HC-144A é a aeronave substituta para a antiga frota de jatos HU-25 Guardian Falcon.

Baseado na plataforma da aeronave Airbus Military CN235, o HC-144A será equipado com radar de busca, câmeras infravermelhas e eletro-ópticas, um Sistema de Identificação Automática para coleta de dados de embarcações no mar, e um pacote de comunicações. Uma rampa traseira permite fáceis operações de carga, e também permite acomodar sistemas de pallets que a Guarda Costeira está adquirindo separadamente para os Ocean Sentry.

Fonte: CAVOK