Em Maio de 2009 a Marinha do Vietnã anunciou anunciou um acordo de intenções com a Rússia para o fornecimento de seis submarinos diesel-elétricos do Projeto 636 classe “Kilo”. Ao mesmo tempo, foi noticiado que a ordem de execução havia sido defina ao Admiralty Shipyards.
No final de 2009, a Rússia e o Vietname assinaram um contrato para o fornecimento de seis submarinos diesel-elétricos do Projeto 636 Kilo no valor de cerca de US$ 2 bil. Três meses depois, as partes iniciaram negociações sobre o local de construção das infra-estruturas.
Em simultâneo com a construção da frota de submarinos, o Vietnã tem vindo a modernizar sua força de superfície os navios de superfície bem como a de embarcações de vários tipos e propósitos. A maior parte dos programas de modernização da Marinha no Vietnã estão também delegados às empresas Russas.
Paralelamente a cerimonia realizada no último dia 23 no Admiralty Shipyards onde deu-se inicio ao programa dos submarinos, o governo do Vietnã anunciou a intenção d eadquirir mais três fragatas Gepard 3.9, estima-se que o país ainda opte por mais dois navios com o contrato estimado para ser concluído ainda este ano.
O Estaleiro Zelenodil’s'kyi iniciou em Junho de 2007 um contrato para a construção de duas fragatas “Gepard-3.9″ para a Marinha do Vietnã, assinado em Dezembro de 2006. A 1ª fragata, foi lançada em Dezembro de 2009, a 2ª em Março de 2010. Ambas já enviadas ao cliente em Julho e Agosto deste ano ano.
Fragatas Gepard e suas diferentes séries e os demais sistemas adquiridos pelo Vietnã.
Versão de exportação do navio patrulha “Gepard-3.9″ é desenvolvido na plataforma do navio do projeto 11661. O navio é destinado para a patrulha monitoramento e controle de superfície, guerra submarina bem como antiaérea habilitada a operar tanto individualmente como em grupos, realizando operações de comboio e objeção ao serviço de patrulha, protecção da fronteira marítima e da zona económica.
Na foto os dois navios em construção para a marinha do Vietnã
A versão atualizada batizada de “Cheetah” construído para o Vietname adota tecnologia “stealth “. O navio está armado com um sistema de defesa aérea “Palma SU com um novo sistema de orientação opto-eletrônica e sistema de mísseis” Uran “. O projeto prevê que os navios sejam equipados cuma aeronave orgânica Ka-28/31.
No verão de 2002, dois patrulheiros do projeto 1.0412 “Firefly”, encomendados pela Marinha do Vietnã, foram lançados no estaleiro “Almaz” (São Petersburgo). Ambos os barcos, foram transferidos para o cliente em Janeiro de 2003 o contrato prevê a construção entre 10 e 12 navios deste modelo. A construção foi realizada com base em um contrato assinado em Novembro de 2001. Os “Firefly” se destinam a proteger a fronteira marítima e costeiras, estão equipados com duas peças de artilharia AK-306, e mísseis antiaéreos Igla-1M.
Project 10412″Firefly”
Adicionalmente a compra dos patrulha 10412″Firefly”, o Vietnã assinou o o contrato que prevê programa prevê a construção de de embarcações lança mísseis do projeto “Lightning”.
Na década de 1990 foi entregue ao Vietnã quatro barcos 1241RE Molniya “cupins”, equipados com os sistemas de mísseis equipados com mísseis Urano.
Projeto 1.2418 Molniya
Foi entregue ao Vietnã dois barcos deste projeto, ambos construídos na Rússia, o novo acordo prevê a entrega até 2016 de 10 destas embarcações agora denominados “Lightning”.
Rússia e Vietnã assinaram também um pedido formal de cooperação técnica para a concepção conjunta de navios-patrulha de alta velocidade com um deslocamento entre 100 a 400 toneladas.
O vietnã aguarda para este ano a entrega dos sistemas de mísseis terrestres K-300P “Bastion-P. Vietnã se tornou o primeiro cliente internacional do sistema “Bastin” após assinatura do acordo em 2006 com um contrato para fornecer duas baterias destes mísseis.
Lançador do sistema Bastion a baixo seus modos e campos de operação
Texto: E.M.Pinto - Informações Rustam: Moscow- Rússia para o Plano Brasil
0 Comentários