https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6Glj0MhuR5ynmisj3GjzIu3FTuW4Vk14OeC6HQiqjkuzP6uC2rchawohjCgdj5MCxLltrLLCyZD5dyBCrN8F5q8MylmUszIGiMXsR9VWwtGpbJb3GmzDz22Z3U7qx4p4eXqOCZz9gvP0/s1600/logo_policia_federal1.gif

A Cassidian (EADS Defence & Security) anunciou a entrada em operação com êxito da rede TETRAPOL de comunicação que garantirá maior segurança das ações da Polícia Federal no Ceará.

A inauguração do sistema aconteceu no último dia 24 de agosto, com a presença de autoridades do Governo do Estado e da Polícia Federal, representada pelo delegado Aldair da Rocha e pelo Engenheiro Fabiano Mendes Fernandes.

A rede TETRAPOL é parte da Rede Nacional INTEGRAPOL de comunicação da Polícia Federal, que integra o programa PRÓ-AMAZÔNIA /PROAMOTEC. Este programa é parte de um acordo fechado em abril de 1997, em Brasília, pelos governos do Brasil e da França, dentro de um acordo de cooperação bi-lateral.

A rede TETRAPOL IP entregue pela Cassidian (EADS Defence & Security) oferece comunicação digital segura para voz e dados, com avançado mecanismo de criptografia. Em particular, permitirá a integração de todas as unidades da PF no Brasil com as demais forças estaduais de segurança pública, aumentando sua eficiência operacional e os serviços prestados aos cidadãos brasileiros. Por suas qualidades, está se tornando a referência de um modelo de comunicação integrada para a segurança pública nacional, para enfrentar os desafios dos grandes eventos a serem realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A rede INTEGRAPOL em sua versão completa é composta por nove redes regionais baseadas em TETRAPOL IP, com 27 sites de gestão tática, mais de 100 estações rádio base fixas e 220 repetidores digitais independentes, além de dispor de 9 000 terminais.

Este sistema de radiocomunicação digital que a Cassidian (EADS DS) entregou à Polícia Federal, além do sofisticado mecanismo de criptografia para comunicação de voz e dados, deixando os usuários seguros em relação a escutas, também permite o acesso a bases de dados e a dados fornecidos por GPS para a localização automática de veículos e pessoas, que podem ser acessados com os agentes em movimento, em suas viaturas, por exemplo.

“Com este moderno sistema de radiocomunicação digital e sua sofisticada criptografia em vigor, a Polícia Federal quer garantir ainda mais sigilo nas comunicações entre seus policiais durante as operações críticas. Assim, nossas informações sensíveis estarão mais protegidas, melhorando significativamente a segurança geral de todas as nossas operações de campo” afirmou o Eng. Fabiano Mendes Fernandes, da Polícia Federal.

“O sistema TETRAPOL IP de radiocomunicação da Polícia Federal brasileira é muito diferenciado, principalmente devido à alta capacidade de integração que traz no contexto da política nacional de segurança pública do Ministério da Justiça. Com o apoio da Polícia Federal, o estado do Ceará está numa posição forte para adquirir tecnologias de ponta em soluções de voz e dados e construir a primeira referência real no país sob o conceito de segurança integrada plena”, disse Dirk Borchardt, CEO da linha de negócios de Soluções de Segurança e de Comunicações da Cassidian (EADS DS).

Sobre a Cassidian (EADS Defence & Security)

A Cassidian (EADS Defence & Security) é líder mundial no fornecimento de sistemas de comunicação de missão crítica e de comando e controle soluções. Cassidian (EADS Defence & Security) é uma fornecedora de soluções de sistemas para as Forças Armadas e de Segurança em todo o mundo civil. Seu portfólio possui de sensores e redes seguras através de sistemas de mísseis para aeronaves e UAVs, sistemas de segurança global, além de soluções e serviços de suporte. Em 2009,a Cassidian - com cerca de 21 mil funcionários – registrou um faturamento de € 5,4 bilhões.

Sobre a EADS

Grupo EADS - European Aeronautic Defence and Space Company é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2009, faturou 42,8 bilhões de Euros e empregou mais de 119 mil pessoas no mundo todo. O Grupo inclui a Airbus, maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, e a Airbus Military, responsável por aviões de reabastecimento aéreo, de transporte e de missão; a Eurocopter, maior fornecedora mundial de helicópteros; e a EADS Astrium, líder européia em programas espaciais. Sua divisão de Defesa & Segurança é fornecedora de soluções de sistemas abrangentes, tornando a EADS a principal parceira no consórcio Eurofighter e acionista na empresa fornecedora de sistemas de mísseis MBDA.

No Brasil, a EADS mantém investimentos há mais de 30 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

Fonte: DEFESANET