Os novos jatos de treinamento avançado serão utilizados para substituir a antiga frota de jatos TS-11 Iskra que operam na Força Aérea Polonesa.

No dia 2 de setembro de 2010, a Agência de Aquisição das Forças Armadas do Departamento de Defesa da Polônia enviou um Requisição para Informações para os competidores para a entrega de um Sistema Integrado de Treinamento do Pessoal de Aviação, também conhecido como um Treinador Avançado de Caça (LIFT – Lead-In Fighter Trainer). O objetivo da competição é o fornecimento de 16 aeronaves de treinamento, sistemas, pacotes logísticos e documentação operacional, além de treinamento do pessoal para a Força Aérea Polonesa.

Desde 2003, quando a Polônia adquiriu 48 jatos de caça F-16 da Lockheed Martin, os pilotos poloneses tem sido treinados nos F-16 e nos treinadores T-38 Talon nos Estados Unidos. No entanto, este contrato expira em 2015, e os militares da Polônia estão sendo forçados a buscar alternativas.

A britânica BAE Systems oferecerá o jato Hawk. (Foto: MoD RAF)

As novas aeronave LIFT devem substituir os jatos de treinamento TS-11 Iskra, fabricados pela empresa polonesa PZL Mielec. Os jatos TS-11 estão atualmente sendo empregados para treinamentos adicionais feitos pela Força Aérea da Polônia.

Três fabricantes farão ofertas para o acordo: a italiana Aermacchi com o jato M-346; a parceria entre a Korea Aerospace Industries e a Lockheed Martin com o sul coreano T-50; e o britânico Hawk da BAE Systems. Muitos estão acreditando que o T-50 seria o complemento dos jatos F-16 da Polônia, mas Many feel the T-50 would complement Poland’s F-16s, mas persistentes sentimentos ruins da Polônia sobre a execução da Lockheed do pacote de compensação financeira de 2003 sobre a venda de F-16 pode acarretar uma mudança de planos do governo, conforme informaram analistas.


O treinador KAI/Lockheed T-50 é um dos competidores para novo treinador avançado na Polônia. (Foto: Lockheed)

As partes interessadas tem um mês para enviar os lances iniciais, os quais devem ser abertos no dia 4 de outubro.

Os candidatos que submeterem os lances e atenderem as condições serão convidados a participar das rodadas de negociações técnicas, as quais visam clarear os objetivos e condições do contrato.

A italiana Alenia Aermacchi compete com seu M-346 Master. (Foto: Alenia)

O próximo estágio, uma vez que um pagamento de segurança for acertado, será a colocação da melhor e final oferta, e tanto na participação na fase de propostas, ou na negociação direta, será permitida somente um lance por fornecedor.

Detalhes da competição pode ser visto no link: www.dostawy.wp.mil.pl (em polonês)

Fonte: CAVOK