O jornal The Jakarta Globe reportou nessa quinta-feira que a Indonésia está adquirindo mais seis caças Sukhoi Flankers para constituir uma frota de 16 aeronaves.

O General Imam Sufaat, Chefe da Força Aérea da Indnésia (TNI-AU), disse a agência de notícias estatal Antara que “dez caças Sukhoi não são adequados para dar o efeito desejado na proteção do vasto espaço aéreo do país.” Ele confirmou que o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono aprovou o plano, mas ainda não tem previsão para entrega dessas aeronaves.






Ontem, dia 16 de setembro, a Força Aérea da Indonésia recebeu mais uma de suas aeronaves Su-27SKM, que chegou a bordo de uma aeronave An-124 da Rússia. (Foto: Ankara News)

No momento a Força Aérea de Defesa Nacional da Indonésia (TNI-AU) opera duas aeronaves Sukhoi Su-27SK ‘Flanker-Bs’, três Sukhoi Su-27SKM ‘Flanker-Bs’, dois Sukhoi Su-30MKs e três Sukhoi Su-30MK2s. Os Su-27SKs foram encomendados no começo de 2003 e entregues no dia 27 de agosto do mesmo ano. No momento o modelo não está sendo cogitado para ser totalmente integrado na TNI-AU devido a incompatibilidade dos equipamentos de comunicação e a falta de armas adequadas.

A intenção de adquirir três caças Su-27SKM foi declarada em junho de 2006 com as entregas pervistas para 2009, mas que foram adiadas com a terceira aeronave chegando nessa quinta-feira, dia 16 de setembro. Os modelos Su-30MKs foram encomendados no começo de 2003 e entregues no dia 1º de setembro do mesmo ano.

Assim como os Su-27SKs, o modelo não foi totalmente integrado na força aérea. Os Su-30MK2s foram encomendados juntamente com os Su-27SKMs e entregues em janeiro de 2009.

Fonte: Cavok