Abaixo, segue alguns registros.
O Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º Gav), conhecido como Esquadrão Phoenix, foi criado pela Portaria Reservada nº 298/GM3, de 11 de setembro de 1981 e ativado em 15 de fevereiro de 1982, estando sediado em Florianópolis, Santa Catarina. O principal motivo de sua criação foi a entrada em serviço na Força Aérea Brasileira do Bandeirante Patrulha, uma aeronave com autonomia bem inferior ao Lockheed P-15 Netuno, que estava substituindo. Devido às dificuldades de cobrir a Região Sul do litoral brasileiro, foi criado o 2º/7º Gav para operar os Bandeirantes Patrulha nessa região. O 2º/7º Gav recebeu inicialmente os Embraer P-95B Bandeirante Patrulha, utilizando-os até os dias de hoje.
O nome Phoenix vem de uma ave da mitologia egípcia, que se consome em chamas ao final da sua vida, renascendo de suas próprias cinzas 600 anos depois. Em Florianópolis existiu um Esquadrão de Patrulha Marítima durante a Segunda Guerra Mundial, depois extinto.
A aeronave-laboratório do GEIV é um avião aparentemente comum, só que em seu interior há um laboratório eletrônico de alta precisão. Sua tripulação é composta por profissionais de alta qualificação, com curso específico e treinamento adequado ao exercício dessa atividade.
O GEIV voa todo ano, praticamente todos os dias, inspecionando periodicamente equipamentos de comunicação, de trajetória de aproximação visual (VASIS/AVASIS), de trajetória de aproximação de precisão (PAPIS), de recalada (VHF-DF), omnidirecionais em VHF (VOR), medidores de distância (DME), além de aferir sistemas de pouso por instrumentos (ILS), sistemas de luzes de aproximação (ALS), radiofaróis não direcionais (NDB), radares (primário e secundário) e radares de aproximação de precisão (PAR), perfazendo um total de aproximadamente 900 equipamentos de auxílio à navegação aérea em todo território nacional. Cada um desses 900 equipamentos deve ser aferido, no mínimo, a cada dois meses e, no máximo, a cada seis.
C-130 FAB2464 (GORDO 64), pousou hoje às 14:10LT e encontra-se parqueado no pátio militar.
No começo de suas atividades, o 1º GT cumpria principalmente missões de lançamento de pára-quedistas do Exército Brasileiro. No dia 17 de fevereiro de 1953, foi criado o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte - 1º/1º GT chamado de Esquadrão Gordo.
O Esquadrão Gordo foi a primeira unidade da FAB a operar uma aeronave de transporte logístico pesado, os Lockheed C-130E Hércules, recebendo seus três primeiros aviões na segunda metade de 1964, passando a operar oficialmente no dia 18 de fevereiro de 1965, quando os antigos C-47 foram transferidos para o novo esquadrão criado para operá-los, o 2º/1º GT.
Fonte: TMA Fortaleza
0 Comentários