Desenvolvido pela Universidade de Cranfield, BAE Systems e nove outras universidades do Reino Unido, O Demon é único na utilização do ar que circula sobre as asas para controle, ao invés dos tradicionais ailerons e flaps. Os sistema sem flap, desenvolvido através do conceito chamado de “controle de voo fluídico”, é o resultado de um trabalho colaborativo entre as universidades de Manchester e Cranfield juntamente com o Centro de Tecnologia Avançada da BAE Systems.
Embora o protótipo de 200 libras, com envergadura de 2,5 metros, possua um sistema de flap convencional, o mesmo foi desativado durante o voo de teste. O Professor John Fielding, engenheiro chefe e líder da equipa do demonstrador de tecnologia Demon da Universidade de Cranfield, disse: “Para colocar uma aeronave em voo e manobrar ela em segurança sem o uso de superfícies de controle convencionais já é uma conquista por si só; fazer isso enquanto ao mesmo tempo trazemos junto novas técnicas de construção e novos mecanismos de controle poderia ser considerada como muito ambicioso – mas nós conseguimos. O Demon foi desenvolvido como um programa de pesquisa mas é um uma aeronave de alta tecnologia, complexa e representativa. Obter a aprovação do CAA e voar com sucesso exigiu grande perícia, dedicação e paciência pela equipe e eles devem estar muito orgulhosos por este feito.”
O Veículo Aéreo Não-Tripulado (UAV) Demon da BAE Systems efetuou seu primeiro voo a partir de Walney Island, em Cumbria, no dia 17 de setembro, conforme informado nessa terça-feira para companhia. A seguir segue o vídeo do primeiro voo do Demon, que consegue voar sem a utilização de flaps e ailerons.
Fonte: CAVOK
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