A DSCA (Agência de Cooperação de Segurança e Defesa) dos EUA notificou o Congresso dos EUA sobre uma solicitação da Suécia para 15 helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk que serão fornecidos pelo Governo dos EUA para ajudar no apoio as operações no Afeganistão.

O pacote, além de peças, material de apoio e documentação, está avaliado em aproximadamente em US$546 milhões, e também contempla:

  • 34 motores T700-GE-701D (sendo 30 instalados e 4 sobressalentes),
  • 15 Sistemas de Alerta de Mísseis AN/AAR-57 V(3),
  • Conjuntos Radares de Detecção de Sinais AN/APR 39,
  • Conjuntos de Alerta LaserAN/AVR-2B,
  • Estação de planejamento de missão,
  • Simulador de missão transportável, além de equipamentos de comunicação diversos

A Força Aérea da Suécia pretende direcionar essas aeronaves para uma urgente falta de capacidade de transporte de Evacuação Médica e de Busca e Salvamento em Combate. A entrega dessas novoas aeronaves é aguardada para 2013.

Fonte: CAVOK






Sea Hawk para a Marinha Espanhola

A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA) dos EUA notificou o Congresso dos EUA de uma possível Venda Militar para Países Estrangeiros (FMS) para Espanha de seis helicópteros Sikorsky SH-60F Sea Hawk remanufaturados.

O negócio proposto de US$155 milhões incluirá 13 motores T700-GE-401C (12 instalados e um de reposição), pacote de apoio e peças de reposição. A Armada Aérea da Marinha da Espanha (Arma Aérea de la Armada) atualmente opera 12 helicópteros SH-60B LAMPS Mk III Seahawks com a Escuadrilla 10 baseada na Estação Naval de Rota, próximo a Cadiz, para as missões de Busca e Salvamento (SAR), evacuação médica (MEDEVAC), combate a incêndios e anti-pirataria.

A U.S. Navy retirou de uso sete helicópteros SH-60Bs e acredita-se que as aeronaves espanholas sejam retiradas desse lote caso o negócio seja aprovado.

Fonte: CAVOK