A empresa francesa DCNS apresentou na Feira Euronaval 2010, em Le Bourget, um conceito que combina as vantagens de um navio de superfície com as de um submarino, e que a imprensa internacional já batizou como “navio subversivel do século XXI”.

O futuro submarino diesel-elétrico SMX-25 estará dotado de 16 mísseis e quatro lançadores de torpedos. Poderá transportar grupos de desembarque naval de até 10 membros, aparte de uma tripulação de 27 perssoas, e desenvolver uma velocidade de 38 nós na superfície, e 10 nós embaixo da água. Desloca 4.850 toneladas em posição submersa, e 2.850 toneladas na superfície.

A discrição acústica e o uso das chamadas tecnologias de invisibilidade ou furtivas (Stealth) lhe permitem realizar, além das missões de combate, tarefas de reconhecimento, operações anti-terroristas ou subversivas.



O SMX-25 mede 109 metros e por sua forma recorda um eixo. A torre de controle é maior e más baixa que nos submarinos tradicionais. Dentro existe um hangar para veículos aéreos não tripulados que podem decolar e aterrizar verticalmente (VTOL UAV, pela sua sigla em inglês).

Uma animação computarizada mostra como um helicóptero não tripulado tipo Schiebel Camcopter sobe em um elevador especial à superfície, decola e volta ao navio depois de cumprida sua misão.

Radiy Shmákov, designer chefe do escritório naval russo Malajit, assinalou não obstante que já existem conceitos de submarinos mais rápidos. “Temos desesenvolvido um que é capaz de avançar a uma velocidade de 44,7 nós”, disse em declarações ao jornal RBK Daily.