A Rússia concordou nesta sexta-feira (15) em construir a primeira usina nuclear da Venezuela, depois de conversações entre os presidentes russo, Dimitri Medvedev, e venezuelano, Hugo Chávez, no Kremlin.

Após a reunião, o chefe da agência russa do setor nuclear, Sergei Kiriyenko, e o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, assinaram o acordo sobre "a construção e uso de uma estação de energia nuclear no território da Venezuela".

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Rússia, Dimitri Medvedev, em entrevista nesta sexta-feira (15) no Kremlin.
Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Rússia, Dimitri Medvedev, em entrevista nesta sexta-feira (15) no Kremlin. (Foto: AP)

Esta central nuclear foi negociada durante uma visita do primeiro-ministro russo Vladimir Putin a Caracas em abril.

Chávez diz que deseja construir a usina para reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis. A Venezuela é o maior produtor de petróleo na América do Sul.

Medvedev deu a entender que os Estados Unidos, inimigos de Chávez, poderiam não gostar do acordo, mas disse que seu objetivo é pacífico.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6x3jks26KGO97wY7OsMWC4dmQA_DSjhrZ__B-2kiOF1iI-gVQV8wSJNwTHmDNiIqgnBhPo5OH1E6PyNdG_xs-pyLC1mskxASEZ7FuHSCO2eu9asRdYz5prB2iRTYI7l4jAabfJg5qsHDS/s1600/kudankulam_atomic_plant_20091221.jpg

"Foi assinado um acordo na esfera atômica. Já sei que vai causar arrepios em alguém. O presidente (da Venezuela) me disse que haverá países que terão diferentes tipos de emoções sobre isto", declarou Medvedev.

"Eu gostaria de enfatizar que nossas intenções são limpas e abertas: nós queremos que nosso parceiro, a República Bolivariana da Venezuela, tenha uma ampla gama de opções de energia, que tenha independência energética", disse ele.

Fonte: G1