Um avião da Força Aérea da Zâmbia, levando Ministros de Estado se acidentou no sábado (16) ao pousar na pista do Aeroporto Mukinge, a noroeste da capital Lusaka, após o piloto perder o controle da aeronave.

De acordo com testemunhas oculares, o ministro de Obras e Abastecimento Mike Mulongoti, o ministro do Desenvolvimento Comunitário, Michael Kaingu e o ministro das Finanças, Situmbeko Musokotwane, entre outros funcionários do governo, escaparam ilesos do acidente que deixou o avião ZAF danificado.


Fontes dizem que o piloto do avião, o Harbin Yunshuji Y-12-II, prefixo AF-215, iniciou a descida com atraso e, ao tocar a pista já em sua metade, perdeu o controle sobre o avião.

"Isso fez com que ele entrasse em pânico, porque quando ele viu que a pista terminou, ele decidiu aplicar os freios de emergência, mas o avião ainda tinha muita velocidade e ele perdeu o controle e atravessou um matagal nas proximidades", disse a fonte, que acrescentou que "houve alívio após os ministros escaparem do acidente".

Fontes: lusakatimes.com / ASN - Noticias Sobre Aviação