Os acordos foram assinados entre a COMAC e a Air China, China Southern Airlines, China Eastern Airlines, Hainan Airlines, CDB Leasing e GE Capital Aviation Services (GECAS), na ocasião da Airshow China 2010, aberta nesta terça-feira na cidade de Zhuhai, Província de Guangdong, no sul do país asiático.
A China está desenvolvendo e vai produzir localmente um avião comercial com capacidade para 150 passageiros, destinado a um segmento ocupado pelos conhecidos A320 (Airbus) e B737 (Boeing). O aparelho, designado C919, foi apresentado em Zhuahi e será produzido pela Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), sendo equipado com motores fornecidos pela General Electric e os franceses da Safran. O C919, que já conta com uma carteira de 100 pedidos, tem voo inaugural previsto para 2014 e entrega das primeiras unidade lá para 2016.
Há dois anos e meio, a China criou a COMAC, a primeira fabricante nacional de aviões de passageiros que concorrerá com os dois monopolistas do mercado: Boeing e Airbus.
Embora o valor dos contratos não tenha sido revelado, Zhang Qingwei, presidente da COMAC, disse que os pedidos criram uma sólida base para um maior desenvolvimento do C919.
Zhang disse que o projeto de design para o C919, aeronave de único corredor, deverá terminar até o fim deste ano, e os voos experimentais deverão começar em 2014.
Segundo ele, as aeronaves acabadas começarão a ser entregadas em 2016, após o avião fabricado pela COMAC receber certificação de aeronavegabilidade.
Na Airshow China 2010, a COMAC exibiu um modelo de tamanho real do C919, de 168 poltronas e que mede 17 metros de comprimento, 5,6 metros de altura e 3,96 metros de largura.
Fonte: CRI
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