O Ministro de Defesa do Japão enviou seu interesse na aquisição dos caças F-35 para a próxima geração de caças da Força de Auto Defesa Aérea do Japão, abandonando um plano anterior de adquirir mais caças F-2.
O ministério planeja implantar uma reserva financeira para os F-35 no seu orçamento para o ano fiscal de 2012 e coloca como início do plano de aquisição para o ano que vem através de um comitê de seleção que vai preparar a solicitação para o orçamento que tem prazo para ficar pronto na metade de 2011.
O ministério estava planejando modernizar seus caças F-15 e adquirir mais jatos F-2 como medida preventiva, devido ao atraso e os custos excedentes no desenvolvimento do caça de quinta geração F-35.
Mas recentemente o ministério determinou que adquirir mais caças F-2 menos avançados poderia ter um custo maior, já que o interesse nos F-35 ainda existia.
O F-35, pode ser adquirido pela marinha japonesa e assim ser usado no DDH Hyuga, dando uma capacidade de combate a marinha japonesa que já não existia desde o fim da segunda guerra mundial.
Também considerando que a China vem produzindo em massa seus próprios caças que são comparáveis aos F-15 e está desenvolvendo uma nova geração de caças, fez com que o ministério japonês demonstrasse interesse em adquirir 40 unidades do F-35 ou outro caça de quinta geração. O Ministério Japonês requisitou uma despesa de US$ 8,5 milhões no orçamento de 2011 para obter informações sobre a capacidade do F-35.
Fonte: CAVOK
0 Comentários