O comando da aviação do exército italiano recebeu recentemente a aprovação do Parlamento para seguir com o plano de modernização da sua frota de helicópteros de ataque AgustaWestland AW129C.

O programa prevê a instalação de um novo suíte de aviônicos de armamentos do AW129C, baseado nos sistemas da empresa israelense Rafael, como a unidade de mira Toplite o míssil ar-terra Spike ER. A AgustaWestland vai fazer toda a modernização, enquanto a Selex Galileo vai ficar responsável por desenvolver a interface do sistema de missão e o software para as aeronaves.

A AgustaWestaland espera assinar, antes do fim do ano, o contrato para a modernização de 32 exemplares, com opção para outros 16. O acorde deve ficar em €200 milhões e as últimas unidades deverão ser entregues em 2014.

O Agusta A129 Mangusta (Mongoose) é um helicóptero de ataque projetado e produzido pela Agusta (agora AgustaWestland) da Itália. Foi o primeiro helicóptero de ataque projetado na Europa Ocidental. O A129 Mangusta foi desenvolvido para fornecer o exército italiano de um helicóptero de ataque com considerável capacidade anti-tanque (essa devia ser a principal capacidade deste helicóptero). Existe ainda uma versão para exportação, o A129 International, um helicóptero que tem um baixo custo de aquisição e maior poder de fogo. O projeto do A-129 iniciou-se em 1978. O primeiro dos 5 protótipos do Mangusta executou o seu primeiro voo oficial em 15 de Setembro 1983 e o quinto protótipo voou em Março de 1986.

Essa modernização vai melhorar o sistema de detecção e identificação de alvos diuturnamente.

O exército italiano possui 10 AW129C em operação no Afeganistão, que são responsáveis em dar suporte para as tropas da Itália e da coalizão, bem como em prover a escolta armada dos cinco Boeing CH-47 e seis Agusta/Bell AB205.


Além disso, até junho do ano que vem, o exército vai receber oito exemplares dos helicópteros de transporte pesado NH90. Em 2011 será entregue também o primeiro, dos 16 encomendados, veículo aéreo não-tripulado AAI RQ-7B Shadow. Este VANT tem alcance de pouco mais de 100km e pode permanecer em voo por até seis horas.

Fonte: Revista Asas