Após emitir uma solicitação para propostas em setembro, a requisição KC-X para uma aeronave de transporte/reabastecimento aéreo para Força Aérea Brasileira toma um novo rumo. Apesar das previsões iniciais de ter a participação de pelo menos três competidores, fontes em Brasília indicam que a aeronave A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) da Airbus Military poderá ser selecionada antes do final do ano.

Lançado no começo da década para substituir as quatro aeronaves de reabastecimento aéreo/transporte Boeing KC-137 (707) da FAB, os quais tem tidos baixos índices de disponibilidade nos últimos anos, o programa KC-X foi acelerado este ano.

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Problemas com as plataformas de transporte aéreo de longa distância da FAB foram aumentados pela utilização das aeronaves em voos de ajuda humanitárias após o terremoto no Haiti no começo desse ano. Além disso algumas aeronaves não puderam participar do exercício Cruzex V realizado no mês de novembro em Natal.

No entanto, foi o modelo utilizado como transporte presidencial em longas distâncias que acelerou o plano do governo de buscar um substituto. O Brasil adquiriu um Airbus A319CJ em 2005, mas este não satisfez as exigências de alcance e capacidade de lugares para as viagens de longas distãncias do atual presidente.

Com uma imediata solicitação para duas aeronaves de reabastecimento/transporte e uma opção para uma terceira aeronave, o programa KC-X do Brasil terá uma aeronave reconfigurada para as tarefas de transporte presidencial.

A FAB originalmente espera que a Airbus faça uma proposta baseada em seu projeto MRTT baseado no A330-200, enquanto a Boeing e a Israel Aerospace Industries – a última em parceria com a VEM/TAP do Brasil – submetam ofertas baseadas em 767 modificados. No entanto, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que a seleção será finalizada no final desse mês.

Fonte: Flight Global – Via: Cavok