A Denel Aviation anunciou que vendeu 12 caças Cheetah para Equador. O acordo inclui modelos monoplaces Cheetah C e biplace Cheetah D’s.

Um acordo para concluir o negócio foi recentemente assinado pelo CEO da Denel Aviation, Mike Kgobe em Quito, capital do Equador.

A Denel Aviation é a projetista do caça Cheetah que foi localmente desenvolvido com assistência de Israel na década de 80. A aeronave é uma variente do Mirage III, com melhorias aerodinâmicas e aviônicos modernos, além de novos sistemas de armas e radar. Nos termos do acordo com a Força Aérea de Equador, a Denel Aviation continuará a fornecer uma compreensiva manutenção e serviços de apoio por pelo menos cinco anos após a venda, com uma opção de renovação dos serviços.

Mesmo os aviônicos da década de 90, integrados no Cheetah, já estão ultrapassados. Exceto pelos aviônicos do Cheetah, todas as aeronaves antigas basicamente empregavam tecnologias da década de 60 ou com mais de 40 anos de idade. Todas as novas aeronaves utilizam tecnologias contemporâneas.

Nove biplaces e 17 monoplaces do caça Saab Gripen foram adquiridas em 1998 através de um pacote de Defesa Estratégica num programa de aquisição para substituir os caças Cheetah C e Ds em operação. O sistema Cheetah será apenas desativado uma vez que todos caças Gripen forem entregues em 2012. No entanto, os caças Cheetah desativados em abril 2008 foram para diminuir custos e os caças Gripen ainda estão em processo de entrega para Força Aérea da África do Sul (SAAF).

“Este é um empolgante negócio para Áfruca do Sul,” disse Kgobe. “Os Cheetahs da Denel estavam estocados desde que eles foram retirados de operação em 2008. A Denel Aviation e a indústria sul-africana dos Cheetahs em conjunto com a Força Aérea da África do Sul estiveram diretamente envolvidas na retirada e estocagem das aeronaves e da infraestrutura de apoio.

Kgobe destacou que a oferta da Denel atende as necessidades da Força Aérea Equatoriana (FAE) que estava a procura de modernizar sua frota de caças. As negociações entre a Denel Aviation, Armscor e a FAE tem sido feitas desde 2009. Uma equipe da FAE visitou a África do Sul em abril deste ano para inspecionar a frota de caças Cheetah e para avaliar as aeronaves em voo. As aeronaves foram disponibilizadas para venda através da Armscor, a agência estatal responsável pela venda de equipamentos e artigos militares que estão estocados.

A manutenção completa e os voos de aceitação serão executados na África do Sul e no Equador, agora que o negócio foi finalizado. A Denel Aviation também visitou as unidades da FAE para rever a infraestrutura e a capacidade técnica da Força Aérea Equatoriana para acomodar as aeronaves Cheetah, para avaliar o nível de apoio exigido e identificar a necessidade de treinamento adicional.

A Denel não informou o valor do negócio devido a uma cláusula de confidenciabilidade assinada com o cliente.

Fonte: SAAF – Via: Cavok