A KMW – Krauss Maffei Wegmann, da Alemanha, está perto de fechar a compra de área para se instalar na cidade gaúcha de Santa Maria, no centro do estado. Rosário do Sul também estaria na disputa, pois ambas têm unidades do Exército com blindados Leopard.

O Brasil adquiriu os carros de combate dentro de um acordo governo a governo com a Alemanha. O Escritório Federal de Defesa Tecnologia e Aquisição por seu turno comissionou a KMW no final de Dezembro de 2008 como contratista principal para a revisão dos carros de combate e desenvolver e instalar subsistemas específicos ao Brasil. Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG é a líder do Mercado europeu para veículos blindados de lagartas e de rodas. O Brasil adquiriu 220 carros de combate LEOPARD 1A5 ao Exército Brasileiro nas instalações da companhia oriubdos da 'reserva' do exercito da Alemanha. Os carros de combate (CC) são originários das reservas do Exército Alemão e foram recondicionados e modernizados ao estado da arte neste ano. As entregas de todos os sistemas ocorrerão até 2012.

Tudo indica que Santa Maria receberá mesmo uma filial da fábrica de blindados da KMW – Krauss Maffei Wegmann, da Alemanha, a mesma que produz os blindados Leopard, comprados pelo Exército Brasileiro. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Diário, a fábrica alemã está negociando a compra de uma área de sete hectares no bairro Boi Morto, em frente ao 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC). Os planos do grupo alemão seriam instalar uma unidade de manutenção dos Leopard e, possivelmente, uma futura fábrica de blindados para vendê-los para toda a América Latina.

No dia 28 de Outubro de 2009, a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) entregou oficialmente o primeiro dos 220 carros de combate LEOPARD 1A5 ao Exército Brasileiro nas instalações da companhia em Kassel, Alemanha. O LEOPARD 1 foi introduzido no Exército Alemão (Bundesheer) em 1965. O ultimo carro deste modelo saiu de serviço no Exército Alemão, em 2003. Os seus sistemas são ainda considerados líderes tecnológicos na sua classe. Tem sido implementados muitos programas de melhoriae está em uso em países como: Bélgica, Chile, Grécia, Itália e Turquia. Um dos problemas deste veículo é o fato de originalmnte não estar equipado com sistema de ar condicionado. O Governo do Brasil incrementou a aquisição de carros de combate alemães Leopard-1A5, por estes terem uma blindagem marginalmente superior aos M-60A3. Entretanto, os carros de combate Leopard-2A4 recentemente comprados pelo Chile, transformaram-se nos mais poderosos carros de combate da região. Estes carros de combate, deverão não só substituir os ainda remanescentes M-41, como deverão permitir enviar para a reserva os carros M-60A3-TTS.

O último investimento desse porte disputado pela cidade foi nos anos 1990. Santa Maria lutou pela instalação de uma fábrica de carros Classe A da alemã Mercedes-Benz na cidade, mas acabou perdendo a briga para Juiz de Fora (MG)

Até o final de 2011, Santa Maria deve receber um total de 250 blindados Leopard da Alemanha, que são usados e foram repotencializados

Fonte: Diário de Santa Maria - Via Alemanha SP