O Japão e os Estados Unidos concluíram esta sexta-feira a semana de manobras conjuntas no Mar do Japão (Mar do Leste) destinadas a interceptar supostos ataques com mísseis sobre o arquipélago japonês e que, com quase 45 mil militares, foram as maiores efectuadas por ambos os países.

Fontes oficiais confirmaram o encerramento dos exercícios militares, que começaram no último dia 3 com a participação de 34.100 soldados japoneses e 10.400 americanos.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:rBQyL-jRsDjH0M:http://4.bp.blogspot.com/_3QIAk36TWBI/TMdGaYLVpjI/AAAAAAACNb0/xNE_3umkeQg/s1600/Flags%5CUSA-JapanF.gif&t=1

Nas manobras foram utilizados 40 navios do Japão e 20 dos EUA, entre estes o porta-aviões nuclear «George Washington», além de 250 aviões japoneses e 150 americanos.

Pela primeira vez, vários militares da Coreia do Sul participaram dos exercícios como observadores, numa mostra de unidade face à ameaça norte-coreana na região após o ataque de Pyongyang a uma ilha sul-coreana no dia 23 de Novembro, que deixou quatro mortos.