Um projeto de milhões de libras para restaurar o HMS Alliance recebeu luz verde.

O trabalho para restaurar a embarcação, que é o único submarino britânico da Segunda Guerra Mundial que resta, deve começar em maio de 2011, no custo estimado de £7 milhões. Será a maior restauração do HMS Alliance desde a década de 1960.

Sob os novos planos, o projeto inclui novas instalações elétricas e mecânicas para ajudar a conservar o submarino, além da construção de uma doca seca. E como parte dos melhoramentos, o diretor do Real Museu de Submarinos de Gosport, Bob Mealings, disse que quer fazer o máximo para atingir a comunidade.

Estamos entusiasmados que os planos para o Projeto de Conservação do Alliance tenham sido aprovados tão facilmente. É uma prova de que a comunidade valoriza seus artefatos históricos e vê os benefícios que a restauração do Alliance pode trazer”, disse ele. “O Alliance é a peça mais importante por aqui. É a jóia da coroa do museu. Sem ele, simplesmente não há museu”.

Até agora, £4,9 milhões já foram levantados. O museu quer conseguir o dinheiro que falta até o começo do próximo ano para que o trabalho possa prosseguir no calendário. O submarino está desesperadamente precisando de reparos após preocupações serem levantadas de que partes da estrutura possam cair no mar. O projeto irá interromper a deterioração do submarino e melhorar os acessos de visitantes ao museu.

Também haverá um novo conjunto de escadas montado na proa, uma nova plataforma de visitação e novos pontões. “Temos recolhido fundos por um ano, e estou confiante que podemos conseguir o resto do dinheiro”, acrescentou Mealings.

Este é o maior projeto de restauração desde que ele chegou aqui em 1981 e é sua maior restauração desde os anos 1960. Enquanto o trabalho acontecer, o museu ficará sempre aberto”.

Fonte: The Portsmouth News, 27 de novembro de 2010 - Via: Sala de Guerra