A Força Aérea da Índia completou as avaliações das cinco aeronaves finalistas para o contrato de treinadores básicos e o relatório da avaliação deve ser submetido ao Ministério da Defesa da Índia no final de dezembro ou início de janeiro. As cinco aeronaves participantes nas avaliações foram: Hawker Beechcraft T-6C (EUA), Pilatus PC-7 MkII (Suíça), Korean Aerospace Industries KT-1 (Coreia do Sul), EADS PZL-130 Orlik TC-II (Polônia), e Grob 120TP (Alemanha).

Os testes foram conduzidos na Base Aérea de Jamnagar, em Gujarat, em incluiram voos com pilotos instrutores da Força Aérea da Índia por um período de cinco dias cada até o final de outubro. A aquisição das aeronaves de treinamento básico é uma urgente solicitação para poder retirar de operação as antigas aeronaves de treinamento HPT-32 Deepak fabricadas pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Um total de 75 novas aeronaves serão adquiridas nesse contrato.


O processo de aquisição das novas aeronaves de treinamento começou apenas durante o primeiro trimestre desse ano e foram recebidas propostas de sete fabricantes após a emissão de uma Requisição por Informações. As cinco finalistas que participaram das avaliações foram selecionadas e foi emitida uma Requisição para Propostas. A Força Aérea da Índia espera começar a receber as novas aeronaves dentro de seis meses depois da assinatura do contrato.


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Os ensaios em voo seriam feitos para selecionar uma das seis aeronaves competidoras, que são elas: GROB 120 TP da Alemanha, Embraer EMB 312 ‘Super Tucano’ do Brasil, Korean Aerospace Industries (KAI) KT-1 da Coreia do Sul, Finmeccanica M-311 da Italy, e Pilatus PC-7 da Suíça.

A Força Aérea da Índia está sob pressão para acelerar o processo de aquisição das aeronaves de treinamento desde que as suas aeronaves HPT-32 tiveram as operações suspensas em julho de 2009 após 17 acidentes. Todo cadetes da Força Aérea Indiana estão sendo graduados em treinamentos de 24 semanas em aeronaves básicas de treinamento civis.

O contrato deve ser anunciado na próxima edição do evento Aero India em 2011.

Fonte: CAVOK