A U.S. Navy, a Marinha dos EUA, com sucesso completou o primeiro lançamento de um caça a jato utilizando a nova tecnologia do Sistema Eletromagnético de Lançamento de Aeronave (EMALS – Electromagnetic Aircraft Launch System).
Os testes foram executados na unidades de testes do Comando de Sistemas Aéreos da Marinha em Lakehurst, New Jersey, com uma aeronave F/A-18E Super Hornet do Esquadrão de Testes e Avaliações Aéreos 23 (VX-23). O EMALS é pretendido para substituir o sistema de catapultas nos porta-aviões e é o sistema preferido para os novos porta-aviões classe Queen Elizabeth do Reino Unido.
“Este é uma imensa realização não apenas para a equipe do Equipamento de Recuperação e Lançamento de Aeronaves (ALRE – Aircraft Launch and Recovery Equipment), mas para toda Marinha dos EUA,” disse o Capitão James Donnelly, gerente do programa ALRE. “Os lançamentos com EMALS no dia 18 de dezembro demonstra uma evolução nas operações existente no convés de voo dos porta-aviões através da utilizção de um avançado controle de computador, sistema de monitoramento e automação para as futuras alas aéreas embarcadas.” A primeira embarcação da U.S. Navy projetada com EMALS em mente é o USS Gerald R. Ford (CVN 78).
“Eu acredito que lançamento foi ótimo,” disse o Tenente Daniel Radocaj, o piloto de testes que efetuou o primeiro lançamento tripulado com EMALS. “Eu fiquei empolgado na primeira vez que fui lançado esse novo sistema, mas eu passei pelo mesmo processo que o realizado no lançamento de uma catapulta a vapor. A sensação é muito similar entre as duas.”
EMALS will deliver higher launch energy capacity as well as substantial improvements in system weight, maintenance, increased efficiency, and more accurate end-speed control than existing steam designs. It also allows for a smoother acceleration at both high and low speeds.
O programa de testes expandirá os testes de lançamentos de aeronaves com um T-45 e uma aeronave de transporte C-2 no ano que vem.
Fonte: CAVOK
1 Comentários