O Fire-X, um sistema aérea não-tripulado de pouso e decolagem vertical (VUAS) desenvolvido pela Northrop Grumman Corporation e a Bell Helicopter, uma empresa do grupo Textron, que completou seu primeiro voo totalmente autônomo no dia 10 de dezembro de 2010 na área de testes de voo de Yuma Proving Ground, Arizona. A aeronave experimental foi desenvolvida como uma solução demonstradora de baixo risco e rápido desenvolvimento para mostrar que helicópteros não tripulados podem com segurança voar utilizando as provadas arquiteturas de voo dos sistemas autônomos utilizados nos veículos não-tripulados Northrop Grumman MQ-8B Fire Scout.
O primeiro voo envolveu um voo pairado de curta duração para validar a segurança e a confiança do voo autônomo. Adicionais testes de voo e de coleta de dados serão conduzidos nas próximas semanas. A integração dos sensores de carga ISR e de capacidade de carga devem ocorrer no começo de 2011. A aeronave de demonstração Fire-X manterá a opção de poder ser pilotada – uma capacidade a qual pode ser um ponto positivo para os militares devido a sua flexibilidade operacional.
De acordo com Paul Meyer, vice presidente e gerente geral da Divisão de Tecnologia e Programas Avançados da Northrop Grumman Aerospace Systems, o Fire-X foi desenvolvido para atender a crescente necessidade de carga e capacidade de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), antecipando a exigência dos serviços militares dos EUA e do Comando de Operações Especiais (SOCOM).
Fire-X, um sistema aéreo não tripulado de pousos e decolagens verticais desenvolvido pela Northrop Grumman e Bell Helicopter, completou seu primeiro voo totalmente autônomo no dia 10 de dezembro na área de testes Yuma Proving Ground, Arizona. (Foto: Northrop Grumman / Chad Slattery)
O rápido desenvolvimento (o primeiro voo foi executado apenas 11 meses após começar o desenvolvimento) foi atingido pela integração de um sistema de controle de voo autônomo do Fire Scout desenvolvido para a U.S. Navy com uma plataforma de um helicóptero Bell 407 certificada pela FAA. O novo sistema 407 não-tripulado pode levar sensores ISR e uma carga de mais de 3.200 libras. O Fire-X também poderá conduzir missões ISR de até 16 horas de duração e apoiar diversas missões de carga de acordo com exigências do U.S. Army e Marine Corps.
Fonte: Defense Update, dica do VooTático – Via: Cavok
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