A Nasa comunicou ao Congresso americano que não tem condições de construir naves capazes de substituir os atuais ônibus espaciais com o orçamento e o prazo aprovados pela Casa. “Nenhuma das opções que estudamos até agora é viável com nossa situação fiscal atual, pensando nos modelos de custos existentes, dados históricos e métodos tradicionais de aquisição”, disse o comunicado da agência espacial.

Membros do comitê senatorial do Comércio, Ciência e Transporte rebateram afirmando que o projeto não é opcional e que a agência deve encontrar uma forma de elaborar uma solução viável. "A produção de um foguete propulsor e uma cápsula não é uma opção, é uma lei", disse o comunicado conjunto divulgado pelos senadores John Rockefeller, Kay Bailey Hutchison, Bill Nelson e David Vitter. "A Nasa deve usar suas décadas de experiência em assuntos espaciais e os milhares de dólares de investimentos prévios para idealizar um conceito que funcione. Acreditamos que o projeto pode ser realizado com eficiência e economia. E deve ser uma prioridade."

O orçamento adotado pelo Congresso e assinado pelo presidente, Barack Obama, dá à Nasa a tarefa de desenvolver e construir um sistema de lançamento espacial (Space Launch System) e uma cápsula de transporte de astronautas (Multi-Purpose Crew Vehicule) antes de 2016. Para tanto vai dispor nos próximos três anos de quase 11 bilhões de dólares.

Com a aposentadoria dos três ônibus espaciais, prevista para este ano, a Nasa dependerá exclusivamente dos Soyuz russos para enviar seus astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), cuja construção os Estados Unidos financiaram quase totalmente.

Fonte: Veja