Bruno Senna deve andar no lugar de Robert Kubica na Renault-Lotus em um dos dois dias vagos de testes em Jerez de la Frontera, no sul da Espanha. O polonês estaria no cockpit do R31 no sábado e no domingo, mas o grave acidente no rali "Ronde di Andora", no último domingo, deve afastá-lo da temporada 2011 da F-1. O russo Vitaly Petrov está confirmado nos dois primeiros dias, quinta e sexta-feira.

Kubica, primeiro piloto da equipe, estava escalado para andar com o R31 no sábado e no domingo, dias em que os testes serão encerrados em Jerez. De acordo com fontes ligadas à equipe, Bruno Senna, que ainda não andou com o modelo, passaria por uma avaliação nesta ocasião para saber se ele poderia assumir a vaga do polonês ao menos no início da temporada 2011. A opinião dos engenheiros da Renault-Lotus seria decisiva, principalmente quanto à troca de informações sobre o novo carro.

Entretanto, a equipe negocia com outros pilotos, mais experientes do que Bruno. O nome mais forte dentro da Renault-Lotus neste momento é o do alemão Nick Heidfeld, notório acertador de carros e que fez um bom fim de temporada pela Sauber em 2010, após assumir a vaga de Pedro de la Rosa. O italiano Vitantonio Liuzzi corre por fora, mas o nome do finlandês Kimi Raikkonen continua a ser ventilado pela imprensa europeia. O campeão da F-1 em 2007, contudo, está com a cabeça em sua equipe de rali, a Ice 1 Team, e disputará o Rali da Suécia neste fim de semana.

Bruno Senna, por sua vez, esteve na fábrica da Renault-Lotus, em Enstone, na Inglaterra, na terça-feira. A visita já estava programada desde antes do acidente de Robert Kubica, para que o brasileiro pudesse fazer o molde do banco que usaria no R31 em um eventual teste. Em entrevista à imprensa italiana, Eric Boullier, chefe da equipe, seria o primeiro piloto a ser avaliado para a vaga.

Fonte: G1