A Embraer apresentou hoje a primeira das três plataformas EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) para representantes do governo da Índia, em cerimônia realizada na sede da empresa, em São José dos Campos (SP).



Com base no jato regional EMB145, a aeronave possui sistema de reabastecimento em voo, comunicação por satélite, aumento significativo na capacidade de geração elétrica e refrigeração, e um amplo conjunto de modificações aerodinâmicas e estruturais. Essas melhorias permitirão a instalação de sistemas eletrônicos avançados atualmente em desenvolvimento pelo Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento de Defesa (Defence Research & Development Organisation – DRDO) do Ministério da Defesa da Índia, sob a coordenação do Centro de Sistemas Aero-embarcados (Centre for Airborne Systems - CABS).


O Embraer-145 AEW&C Platform foi apresentado como maquete no AERO INDIA 2011 - Com uma forte presença no mercado indiano, a Embraer tem produtos em operação pelo governo e empresas privadas. No segmento de aviação executiva, a Empresa conquistou uma posição de destaque e fechou negócios com a Aviators India Pvt. Ltd. e a Invision Pvt. Ltd. Os primeiros Phenom 100 entregues na Índia foram recebidos pela Invision e fazem parte de uma encomenda para 18 Phenom 100 e dois Phenom 300.

Após a apresentação oficial, o avião começará os exigentes testes em solo e em voo. O traslado para a Índia, onde receberá o equipamento que está sendo desenvolvido pelo DRDO, está previsto para o segundo semestre deste ano.


Concepção artística de como ficará a nova aeronave EMB 145 AEW&C da Força Aéreada Índia

Atualmente, há quatro aviões Legacy 600, da Embraer, sendo utilizados pela Força Aérea da Índia (Indian Air Force – IAF) para o transporte de autoridades indianas e estrangeiras. Um quinto Legacy é operado pela Força de Segurança de Fronteiras (Border Security Force – BSF), subordinada ao Ministério do Interior da Índia .


Fonte: Tecnologia e Defesa - Via: Aviação.com