A Ferrari anunciou um novo nome para a edição especial de seu carro de Fórmula 1 que homenageia os 150 anos de unificação da Itália: agora ele é chamado de F150th Italia. Primeiramente, a fabricante italiana havia batizado o carro da temporada 2011 de F150, no entanto, a montadora norte-americana Ford denunciou a Ferrari por atentar contra o nome da picape F-150.
Em comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira (10), a Ferrari afirma que enviou uma carta de resposta à Ford, sublinhando o fato de a denominação F150 foi usada como uma versão resumida do nome completo, que é a Ferrari F150th Italia. “Nunca foi, nem nunca será usado como o nome de um produto comercialmente disponível”, destacou a Ferrari.
A denúncia, apresentada em um tribunal de Detroit - sede da indústria automobilística americana -, acusa a Ferrari de "violação de marca registrada, falsa denominação da procedência e pirataria na internet". "A Ferrari usurpou recentemente a famosa marca registrada F-150 ao anunciar um carro de Fórmula 1 para 2011 com o nome de F150 e começar a fazer sua promoção", destaca a denúncia da Ford.
Ainda de acordo com a Ferrari, a nomenclatura de um projeto de carro de corrida está ligada a uma ordem cronológica, com uma base técnica ou, em casos excepcionais, para ocasiões especiais, como o 150 º aniversário da unificação da Itália. “Por estas razões, a Ferrari acredita que seu carro de F1 não pode ser confundido com outros tipos de veículos disponíveis no mercado. Por isso, é muito difícil entender o ponto de vista da Ford sobre o assunto”, destacou a empresa italiana.
“Apesar disso, e de continuar a provar que está agindo de boa fé e que opera de forma totalmente correta, a Ferrari decidiu que, em todas as áreas de operação, a versão abreviada será substituída em todos os momentos pela versão completa, Ferrari F150th Italia”, encerra o comunicado.
Fonte: G1
0 Comentários