Um comandante senior da Força Aérea do Irã anunciou nessa segunda-feira que o país com sucesso reformou dois de seus caças estratégicos MiG-29 no próprio país.

“Pela primeira vez no país, nós recebemos permissão para revisar dois caças MiG-29 na Base Aérea de Tabriz e os procedimentos de revisão em cinco estágios foram executados em duas fases em Tabriz,” disse o Comandante da Base Aérea de Tabriz, Mohammad Hellatabadi, durante uma cerimônia no noroeste do Irã, na cidade de Tabriz. “E hoje, nós observamos as duas aeronaves MiG-29 revisadas voando sobre a base aérea”.

No começo de julho de 2010, o Comandante da Força Aérea do Irã, o General Brigadeiro Hassan Shahsafi, anunciou que o país havia com sucesso renovado uma de suas aeronaves MiG-29.

Shahsafi adicionou que o processo de remanufatura do caça foi executado numa base militar na cidade de Tabriz onde a aeronave com sucesso decolou após anos no solo.


Muitos MiG-29 iraquianos fugiram para o Irã durante os ataques aéreos dos aliados na primeira guerra do golfo em 1991.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeIhbzd7Z3jUDV-o9nsd_CTPnJaNEaMlUlrmw2uRQKFk6Ruw4j80zLEBUJqdDydtRCatIGrl_k0b06kPsKR6AYIpTs3ds9nuu8fvZ2uPN8UXlPugrt1bwgig8uzbRc7H0uuuqSztE9Da23/s400/mig-29+iran.jpg

Muitos dos MiG's-29 iraquianos que fugiram para o Irã foram incorporados a IRIAF (Islamic Republic of Iran Air Force). Hoje o Mig-29 é uma peça importante no arsenal aéreo iraniano.




O Irã possui um misto de aviões norte-americanos, russos, chineses e de produção local. Na imagem um F-14 Tomcat norte-americano na frente, embaixo o Mig-29 russo e em cima um F-4 Phantom norte-americano.

“Todos estágios de reparo e modernização do caça foi conduzido por engenheiros iranianos,” notou na época Shahsafi.

O Comandante também salientou que o país fez, nos últimos anos, intensos esforços para fabricar peças essenciais para modernização da frota da Força Aérea Islâmica do Irã (IRIAF) e assim otimizar a performance.

O Irã também testemunhou em junho o voo inaugural de sua aeronave não tripulada de treinamento durante a cerimônia de re-lançamento do renovado MiG-29.

Fonte: Fars News – via: Cavok