A Marinha Indiana decidiu que vai exercer as suas opções de compra e vai adquirir mais quatro aviões de patrulha marítima de longo alcance Boeing P-8I. A intenção é de ampliar o seu poder de patrulha naval, de inibir a crescente ameaça de navios piratas nas regiões costeiras e de combater a influência chinesa no Oceano Índico.
O acordo deverá ultrapassar a margem dos US$ 1 bilhão. O Boeing P-8 é baseado na plataforma do consagrado jato comercial Boeing 737NG e a Índia já havia adquirido oito exemplares em janeiro de 2009, por um custo total de US$ 2,1 bilhões, incluindo treinamento de tripulantes e mecânicos, além de peças sobressalentes.
Os primeiros exemplares devem ser entregues em 2013 e eles deverão substituir os veteranos, mas ainda eficazes, quadrimotores turboélices Tupolev Tu-142. Vários sistemas embarcados do Boeing P-8I são de origem indiana e a aeronave terá autonomia para permanecer em voo por quatro horas e alcance de 2.200km. Internamente, cada avião poderá transportar até cinco mísseis antinavio Harpoon Block II e, externamente, seis mísseis do tipo.
Fonte: Revista Asas
0 Comentários